Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Macron discute com empresários criação de conglomerados do digital

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu hoje uma centena de investidores e empresários do digital, de França e da União Europeia, e uma dezena de ministros europeus, para discutir a criação de conglomerados empresariais.

Macron discute com empresários criação de conglomerados do digital
Notícias ao Minuto

23:58 - 15/06/21 por Lusa

Mundo França

"Devemos construir um ecossistema de campeões europeus mais fortes e os empresários devem pressionar os governos para serem mais eficazes", designadamente face aos seus concorrentes dos EUA e da China, declarou, durante a reunião, batizada 'Scale-Up Europe' (Fazer Crescer a Europa).

Seguindo as recomendações de um grupo de trabalho, Macron apontou para a existência de "10 empresas de 100 mil milhões de euros em 2030" na Europa.

No quadro da próxima presidência da União Europeia, pela França, no início de 2022, apelou também a um "visto tecnológico europeu" para atrair talentos estrangeiros, a um mercado unificado de investimento e à mobilização para a inovação dos grandes investidores institucionais.

"O objetivo não é que os empresários se tornem milionários -- mas, ao fim e ao cabo, porque não?", questionou, sorrindo, mas sim industrial. A propósito, Mácron salientou que as 'start-up' (empresa inovadora de criação recente) dos índices Next 40 e French Tech 120, "representam 160 mil empregos diretos e indiretos" e chegarão aos 200 mil em 2025, acrescentou.

Na Europa não há conglomerados da dimensão dos existentes e na China e os EUA, algumas valem 100 mil milhões ou 200 mil milhões de dólares, realçou, esperando ver uma 'start-up' no índice bolsista parisiense Cac 40, até 2025.

Leia Também: Jornal digital das comunidades saúda acesso a publicidade institucional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório