Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Emails mostram que Trump pressionou Justiça sobre eleições de 2020

Mensagens de correio eletrónico hoje divulgadas mostram que, nas últimas semanas da sua presidência, Donald Trump e os seus aliados pressionaram o Departamento de Justiça a investigar alegações infundadas de fraude eleitoral generalizada em 2020.

Emails mostram que Trump pressionou Justiça sobre eleições de 2020
Notícias ao Minuto

17:52 - 15/06/21 por Lusa

Mundo EUA

Essas pressões ocorreram apesar de o ex-procurador-geral, William Barr, ter assegurado não existirem provas de qualquer fraude nas eleições presidenciais de novembro de 2020 que obrigaram o republicano Trump a abandonar a Casa Branca em favor do democrata Joe Biden.

Os e-mails, divulgados pela Comissão de Supervisão da Câmara dos Representantes, revelam em pormenor como Trump, o seu chefe de gabinete na Casa Branca e outros aliados pressionaram membros do Governo norte-americano para contestarem as eleições presidenciais de 2020 com base em acusações falsas, embora responsáveis da Segurança Nacional e da Justiça, bem como dirigentes eleitorais republicanos de todo o país lhe tenham repetidamente dito que não tinha havido fraude.

As mensagens hoje divulgadas mostram também como Trump se esforçou para recrutar o então procurador-geral em exercício, Jeffrey Rosen, para as fracassadas iniciativas legais da sua campanha para contestar os resultados eleitorais, entre as quais a sugestão de apresentar queixa ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

Os e-mails enviados a Rosen incluem teorias da conspiração desmanteladas e informações falsas sobre fraude eleitoral.

As mentiras de Trump sobre as eleições alimentaram a revolta da multidão que atacou o Capitólio, a 06 de janeiro, numa tentativa falhada de impedir a confirmação da vitória de Biden.

Leia Também: Governação Trump. Justiça aperta regras após espionagem a democratas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório