Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Confrontos entre pastores e agricultores na RCA fazem 14 mortos

Pelo menos 14 pessoas foram mortas na sequência de confrontos entre pastores e agricultores, no nordeste da República Centro-Africana (RCA), perto da fronteira com o Chade, que tem sido assolada por conflitos mortais entre estas comunidades, segundo fonte oficial.

Confrontos entre pastores e agricultores na RCA fazem 14 mortos
Notícias ao Minuto

17:10 - 15/06/21 por Lusa

Mundo República Centro-Africana

"Tudo começou com um mal-entendido entre um agricultor e um pastor que trouxe o seu gado para um campo" em Tiri, disse o presidente da câmara municipal da região, a mais de 700 quilómetros de Bangui, citado pela agência France-Presse.

Segundo Ibrahim Senoussi, "os rebanhos devastaram o campo e as colheitas" e o pastor foi morto após uma violenta disputa.

"Como retaliação, os pastores, que vieram do Chade, mataram 14 pessoas, incluindo mulheres e crianças. Queimaram mais de 66 casas e espigueiros. Cerca de 3.000 pessoas fugiram da sua aldeia", afirmou François Dieudonné Bata Wapi Yepi, prefeito da região de Bamingui-Bangoran, acrescentando que o ataque ocorreu na passada quinta-feira.

Duas pessoas gravemente feridas foram levadas para o hospital de Ndélé, a cerca de 80 quilómetros de Tiri, de acordo com uma fonte médica local.

Conflitos entre agricultores e pastores são recorrentes na região, especialmente durante o período de transumância. Os agricultores acusam os pastores de destruírem os seus campos, ao levarem os seus animais para pastar.

"Não podemos continuar a deixar que os estrangeiros venham matar os centro-africanos nas suas terras", referiu o prefeito da região, acrescentando que seriam destacados soldados das Forças Armadas Centro-Africanas (FACA) para guardar a fronteira entre a RCA e o Chade, que se encontra fechada desde 2014.

Recentemente, as relações entre o Chade e a República Centro-Africana têm sido tensas. No final de maio, de acordo com N'Djamena, soldados da África Central "atacaram" um posto militar em território chadiano, matando um soldado no local e raptando outros cinco, que depois "executaram" na RCA.

Fontes das Nações Unidas na República Centro-Africana e fontes de segurança no Chade disseram que soldados da África Central e paramilitares russos, de um lado, e rebeldes da África Central e soldados chadianos, do outro, se confrontaram numa aldeia do lado chadiano.

Bangui acusa regularmente o Chade de apoiar grupos armados e rebeldes da África Central.

Leia Também: Myanmar, Anunciado cessar-fogo temporário devido a crise humanitária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório