Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Angola poupa 300 milhões com prorrogação da moratória da dívida

Angola vai poupar mais 300 milhões de dólares (247 milhões de euros) com a extensão da moratória da dívida bilateral até dezembro de 2021, segundo a ministra das Finanças, Vera Daves.

Angola poupa 300 milhões com prorrogação da moratória da dívida
Notícias ao Minuto

11:13 - 15/06/21 por Lusa

Mundo Angola

"Recebemos a sinalização de que a moratória não iria terminar em junho de 2021 e que era possível ir até dezembro de 2021 e estamos a tirar partido dessa oportunidade. Antevemos uma poupança de mais ou menos 300 milhões de dólares com essa janela temporal de seis meses e preparamo-nos desde logo para o retomar da responsabilidade a que temos de fazer face quando esse período terminar", disse a governante numa conferência de imprensa em Luanda, a propósito da quinta avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao programa de Assistência Ampliada (EFF).

"O que temos feito é tirar partido da disponibilidade dos países que fazem parte da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida do G20 (DSSI) em estendê-la. Sempre que há vontade desses países responderem ao apelo do Clube de Paris para que a Iniciativa seja estendida, os países que tiraram proveito nos seis meses anteriores dizem: por que não? E foi isso que aconteceu", explicou Vera Daves.

O Clube de Paris tem como objetivo ajudar a nível financeiro os países com dificuldades económicas. Foi fundado em 1956, tem sede em Paris e é composto pode 22 membros.

Angola anunciou na semana passada que iria aproveitar a prorrogação da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida do G20 para pedir também a extensão da moratória do serviço da dívida bilateral não garantida até ao final do ano.

"Após avaliação da conjuntura, o Governo de Angola, através do Ministério das Finanças, decidiu aproveitar a prorrogação final da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida do G20 (DSSI) e solicitou aos seus parceiros soberanos que continuassem a paralisação do serviço da dívida bilateral não garantida de 01 de julho a 31 de dezembro de 2021", adiantou, na altura, Ministério das Finanças, num comunicado.

Segundo as informações disponibilizadas no site do Banco Nacional de Angola, no final do ano passado a dívida bilateral ascendia a 5.774,1 milhões de dólares (4.732,9 milhões de euros).

O executivo não prevê, para já, a necessidade de se envolver em mais negociações de reformulação do perfil com os credores, além daquelas relacionadas com a implementação do DSSI, segundo o Ministério das Finanças.

Leia Também: Previsões do governo angolano apontam para estagnação em vez de recessão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório