Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Elementos de equipa médica contra poliomielite mortos no Afeganistão

Homens armados atacaram membros de uma organização que ajuda pessoas com poliomielite no Afeganistão matando, pelo menos, quatro pessoas, disseram hoje fontes oficiais. 

Elementos de equipa médica contra poliomielite mortos no Afeganistão
Notícias ao Minuto

09:20 - 15/06/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

Até ao momento, o ataque em Jalalabad não foi reivindicado.

Além dos quatro mortos que faziam parte da organização, três elementos da equipa de vacinação contra a poliomielite ficaram feridos, disse Jan Mohammad, o médico que coordena a campanha contra a doença na zona ocidental do país. 

O Afeganistão e o Paquistão são os únicos países do mundo onde a poliomielite ainda é endémica, depois da Nigéria ter declarado a erradicação do vírus, em 2020.

No passado mês de março, o grupo radical armado Estado Islâmico reivindicou a morte de três mulheres que faziam parte das equipas de vacinação contra a poliomielite, em Jalalabad, capital da província de Nangarhar. 

O Estado Islâmico tem bases na zona ocidental do país, mas o número de combatentes sunitas tem diminuído em virtude das ofensivas das forças governamentais e dos grupos rivais talibã. 

Os ataques contra os muçulmanos xiitas por parte dos radicais dos Estados Islâmicos têm sido em menor número nos últimos meses.

O Estado Islâmico tem reivindicado, no entanto, vários ataques contra a sociedade civil afegã, nomeadamente jornalistas.

O governo afegão, apoiado pela UNICEF, inoculou 9,6 milhões de crianças contra a poliomielite.

Em 2020, o Afeganistão registou 54 novos casos da doença. 

Os atos de violência têm-se agravado consoante se regista a retirada das forças da NATO do país: entre 2.500 a 3.000 soldados norte-americanos e 7.000 militares da Aliança Atlântica devem abandonar o país até ao dia 11 de setembro, data que marca os 20 anos sobre os ataques contra Nova Iorque em 2001. 

Apesar de se registarem ataques no Afeganistão contra equipas médicas e de vacinação contra a poliomielite, no vizinho Paquistão este tipo de ataques são mais frequentes por parte das forças talibãs que acusam as organizações de luta contra a doença de espionagem ocidental. 

Na semana passada, dois polícias que garantiam a segurança a um centro de vacinas foram assassinados no noroeste do Paquistão.

Estes ataques aumentaram depois das notícias sobre a campanha de vacinação falsa usada pela CIA para a captura do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, em 2011, no Paquistão. 

Leia Também: EUA manterão presença no Afeganistão após retirada das tropas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório