Pelo menos 25 corpos encontrados ao largo do Iémen

Pelo menos 25 corpos de migrantes que tentavam aparentemente chegar às costas do Iémen para alcançarem os Estados ricos do Golfo foram hoje encontrados no mar por pescadores, disse um responsável local à agência France-Presse.

Omã diz ter conseguido libertação de padre sequestrado no Iémen

© iStock

Lusa
14/06/2021 13:51 ‧ 14/06/2021 por Lusa

Mundo

Migrantes

 

"dummyPub">

"Os pescadores encontraram 25 corpos no mar", perto do estreito de Bab al-Mandeb e de Djibouti, disse Jalil Ahmed Ali, acrescentando que a embarcação em que seguiam se terá virado há dois dias, com 160 a 200 pessoas a bordo.

As autoridades desconhecem o que terá acontecido aos restantes migrantes.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) confirmou à AFP o naufrágio de uma embarcação nesta zona, precisando que as circunstâncias exatas do incidente não eram claras.

O barco afundou-se perto da costa de Ras al-Ara, na região de Lahj (sul), uma zona chamada de "inferno" dos migrantes pelas organizações não-governamentais.

Apesar do conflito que atinge o Iémen, as migrações clandestinas continuam, nomeadamente a partir da Etiópia.

Os países ricos produtores de petróleo do Golfo Pérsico, como a Arábia Saudita ou os Emirados Árabes Unidos, acolhem uma importante mão de obra estrangeira, proveniente sobretudo do subcontinente indiano ou de África.

Nos últimos meses, dezenas de migrantes morreram no estreito de Bab al-Mandeb, que separa o Djibuti do Iémen, uma rota importante para o comércio internacional, mas também para as migrações e o tráfico de seres humanos.

Bloqueados num país em guerra, muitos migrantes fazem também o caminho inverso. Em abril, pelo menos 42 migrantes morreram ao largo do Djibuti após fazerem a travessia desde o Iémen, segundo a OIM.

A organização estima que existam 32 mil migrantes, principalmente etíopes, bloqueados no país árabe, devastado por mais de seis anos de guerra civil e mergulhado no que a ONU qualifica como o pior desastre humanitário no mundo.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas