Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Incidência e Rt a subir. Lisboa soma mais de metade dos casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Incidência e Rt a subir. Lisboa soma mais de metade dos casos
Notícias ao Minuto

08:30 - 14/06/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-

A partir de hoje, o teletrabalho deixa de ser obrigatório, passando a ser apenas recomendado na generalidade do território de Portugal continental. Há, porém, quatro exceções que dizem respeito aos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de Covid-19 superiores aos limites definidos pelo Governo. São eles Lisboa, Braga Odemira e Vale de Cambra.

A medida entra em vigor um dia depois de Portugal ter registado 707 novos casos de Covid-19 e mais duas mortes.

O número de casos continua a ser elevado, mas recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa considerou este domingo não se tratar de um dado importante para voltar atrás no desconfinamento, garantindo mesmo que durante a sua presidência o país não voltará atrás no alívio das medidas.

Preocupante é, contudo, o facto de o número de internamentos ter voltado a aumentar, estando mais 25 pessoas internadas em enfermaria, o que totaliza 325 doentes com Covid-19 nos hospitais. O último dia em que se registaram valores semelhantes foi em 29 de abril, quando estavam internados 324 doentes.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h58 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h49 - Nenhuma variante "quebrou até agora efeito protetor" das vacinas. O virologista Pedro Simas afirmou hoje que, até agora, não houve uma variante do coronavírus SARS-CoV-2 que "quebrasse o efeito protetor" das vacinas contra a covid-19, sublinhando que são todas eficientes a prevenir a doença grave e a morte.

15h37 - Governo e task force avaliam "forma rápida" de vacinar imigrantes ilegais. O Governo e a task force da vacinação contra a Covid-19 estão a avaliar a forma mais rápida de vacinar os imigrantes ilegais, no âmbito do plano que prevê a imunização de todos os residentes em Portugal.

15h28 - A 12.ª edição do festival Sumol Summer Fest foi adiada pela segunda vez. "Sentimos falta de acampar com os amigos, de ir à praia, de gritar bem alto o nome do nosso artista preferido e, acima de tudo, da liberdade de sermos nós próprios... Tudo fizemos para nos reencontrarmos no Ericeira Camping e darmos as boas-vindas a mais um verão, mas infelizmente, não poderá ainda ser este ano", começa por referir a organização, em comunicado.  

14h50 - As dormidas de turistas aumentaram 510% em abril, para 946.800, face ao mesmo mês de 2020, mas diminuíram 84,2% comparadas com abril de 2019, tendo a região de Lisboa absorvido um quarto dessas dormidas, revelou o INE.

14h35 - Portugal regista 625 casos de Covid-19. Não há vítimas mortais a lamentar, esta segunda-feira. Dos mais de 600 infetados contabilizados hoje, 401 foram identificados na região de Lisboa e Vale do Tejo. 

14h30 - Portugueses poupam 161 euros por mês em teletrabalho, revela estudo. Poupança está relacionada com as "deslocações para os postos de trabalho e a uma redução geral de custos", de acordo com um estudo da Fixando.

14h05 - Alemanha a favor do fim do uso da máscara. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu hoje o fim progressivo do uso da máscara, numa altura em que se regista uma evolução positiva da pandemia no país, com a incidência de novos casos a descer e o processo de vacinação em aceleração.

13h58 - Mais de 6,5 milhões de vacinas dadas em Portugal Continental. Só este domingo foram administradas cerca de 100 mil doses, revelou hoje o Serviço Nacional de Saúde (SNS)

13h50 - OIM alerta para necessidade de incluir migrantes na vacinação. A Organização Internacional das Migrações alertou hoje que se tal não acontecer enfrentamos o risco de criar "uma nova assimetria no mundo"

13h40 - Cabeceiras de Basto prolonga apoios extraordinários a empresas e famílias. A Câmara do distrito de Braga vai prolongar por mais seis meses os apoios extraordinários a empresas e famílias com o objetivo de "minimizar as consequências da pandemia na vida da população", foi hoje divulgado

13h33 - Madeira substitui em julho PCR por testes rápidos para entrada na região. A partir de 1 de julho passa a ser obrigatório a apresentação de teste rápido antigénio negativo à Covid-19 para entrar na Madeira, realizado até 48 horas antes da viagem, em substituição do PCR, anunciou hoje o Governo Regional. O horário de encerramento dos bares e restaurantes vai ser alargado para as 00h00, já a partir de terça-feira, e o recolher obrigatório passará a vigorar entre as 01h00 e as 05h00.

13h30 -  Maiores de 40 anos vão poder autoagendar a vacinação ainda hoje. A possibilidade já existe para quem tem mais de 43 anos, mas deverá ficar disponível para as pessoas acima dos 40 anos nas próximas horas, avança o Público, depois de ter confirmado junto da task-force que coordena o plano de vacinação em Portugal. Já o grupo acima dos 30 anos deve poder agendar a vacinação a partir de 20 de Junho. 

13h28 - Vacina desenvolvida pela Novavax com eficácia superior a 90%. A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa norte-americana Novavax mostrou-se 93% eficaz contra as principais variantes do vírus e 91% em pacientes de risco. O anúncio, citado pelo El País, foi feito esta segunda-feira pela empresa após conclusão dos ensaios clínicos da Fase 3, que incluíram um total de 29.960 participantes dos Estados Unidos e do México.

12h56 - O Ministério da Saúde espanhol vai distribuir, esta segunda-feira, mais de 1,3 milhões de novas doses da vacina Pfizer-BionNTech entre as comunidades autónomas e as cidades de Ceuta e Melilla. 

12h53 - Expectativas turísticas para verão arrefeceram com decisão do Reino Unido. A confederação do turismo e a Associação da Hotelaria de Portugal reviram as expectativas de crescimento turístico com a saída de Portugal da "lista verde" de viagens para o Reino Unido, acreditando, no entanto, num verão melhor que em 2020.

12h40 - A Novavax afirma que a sua vacina contra o novo coronavírus tem uma eficácia superior a 90%. A Novavax, uma pequena empresa americana que recebeu financiamento do governo dos EUA para desenvolver um medicamento contra a Covid-19, anunciou hoje os dados da fase final do seu ensaio clínico, mostrando que a sua vacina é mais de 90% eficaz contra o coronavírus e contra as diferentes variantes do vírus. 

12h31 - Os Açores contam com 30 novos casos positivos de Covid-19, sendo um na Terceira e 29 em São Miguel, resultantes de 1.059 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, informou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

12h30 - Conselho da UE propõe alívio de restrições para viajantes vacinados e recuperados. O Conselho da União Europeia adotou hoje uma recomendação para abordagem coordenada relativamente às viagens, propondo que vacinados com pelo menos uma dose e recuperados da Covid-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.

12h20 - A Croácia começou a vacinar as crianças entre os 12 e 16 anos com a vacina da Pfizer/BioNTech, embora até agora este passo só tenha sido dado na região marítima de Primorsko-Goranska, cuja capital é o porto adriático de Rijeka. 

12h10 - Com o calor a apertar, abrir as janelas de casa é bom não só para arejar a casa, mas também para afastar a Covid-19.

12h05 - O processo de vacinação está atrasado cerca de uma hora no CVC Maia-2, em Gueifães, na Maia. A situação fez com que centenas de pessoas sejam obrigadas a aguardar pela inoculação, muitos esperam sem cumprir as regras de distanciamento físico, dá conta o Jornal de Notícias.

12h00 - 'Bazuca' europeia: Primeira emissão de dívida avança já amanhã. De acordo com a Reuters, a primeira emissão de dívida para financiar o fundo de recuperação deverá arrancar já amanhã. Porém, a operação está sujeita às condições de mercado.

11h55 - Casamentos e batizados? A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) frisou, esta segunda-feira, a necessidade da publicação das regras, por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS), para a realização de eventos como casamentos e batizados. 

Ao que indica a associação, a DGS está a preparar um documento "para o qual a AHRESP contribuiu com questões e dúvidas que os nossos associados nos foram colocando", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

11h20 - O fim do uso obrigatório de máscaras ao ar livre em França poderá acontecer em 1 de julho "se as coisas correrem bem", disse, esta segunda-feira, o diretor-geral da Saúde, Jerome Salomon. O responsável anunciou a boa nova ao mesmo tempo que se congratulou com o declínio da incidência da epidemia e com o progresso da campanha de vacinação.

11h15 - "Tempo absolutamente recorde". A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, saudou hoje os responsáveis da presidência portuguesa da União Europeia (UE), Parlamento Europeu (PE) e executivo comunitário por terem conseguido aprovar o certificado digital Covid-19 num recorde de 62 dias.

11h08 - O Governo publicou em Diário da República a lista final da capacidade potencial de ocupação das praias para esta época balnear. Nazaré, Monte Gordo e Fonte da Telha são as que têm maior capacidade.

10h51 - O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que o certificado Covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma "oportunidade de viajar em liberdade e em segurança", avisando que se devem manter algumas "normas de segurança".

10h42 - Aldeia na Índia reza a 'deusa corona' para os livrar do coronavírus. Aldeões indianos ergueram um santuário para a 'deusa corona' e estão a oferecer orações na esperança de que a intervenção divina possa ajudar a combater a pandemia.

Notícias ao Minuto Deusa Corona© Reuters  

10h37 - A Câmara Municipal do Sardoal, Santarém, decidiu, este domingo, encerrar a sua creche municipal, alegando o aumento de casos de Covid-19 no município. De acordo com o apurado pela Antena Livre, alguns destes casos têm ligações à creche em causa, motivo pelo qual o estabelecimento estará encerrado para quarentena.

10h27 - Já foi assinado o documento que decreta o uso do certificado digital para viajar na UE. O certificado, cujo regulamento foi aprovado na semana passada pelo Parlamento Europeu, atestará que o seu detentor cumpre um de três requisitos para viajar sem restrições adicionais, isto é, se já foi vacinado, se recuperou de uma infeção, ou se testou negativo à Covid-19.

10h19 - África regista hoje um total acumulado de 134.818 mortes associadas à Covid-19 e 5.049.036 infetados desde o início da pandemia, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

09h55 - Cerca de 55% dos estudantes do ensino superior piorou o seu estado de saúde mental devido ao impacto da pandemia de Covid-19, de acordo com um inquérito realizado pelas Associações e Federações Académicas de âmbito nacional.

09h45 - Quantas bicicletas foram exportadas pela UE em pleno ano de pandemia? No ano passado, os países da União Europeia (UE) exportaram quase 1,3 milhões de bicicletas num valor que ascende a 471 milhões de euros para países fora da UE, de acordo com dados divulgados pelo Eurostat. No mesmo período, foram importadas quase cinco milhões de bicicletas, num montante que ascende a 930 milhões de euros. 

09h40 - Timor-Leste regista a 19.ª morte de pessoa infetada. Timor-Leste registou hoje a 19.ª morte de uma pessoa infetada com SARS-CoV-2, e a segunda no município de Bobonaro, a sul de Díli, com o número de casos ativos a continuarem a cair, segundo as autoridades.

09h15 - A variante Delta está a crescer exponencialmente no Reino Unido...e também em Portugal. Há, no nosso país, 92 casos, mas dada a elevada capacidade de transmissão é provável que este número cresça. A opinião é do especialista Pedro Simas.

“Não é positivo, mas também não pode ser visto com muita preocupação, porque as novas variantes contribuem para atualizar a imunidade de grupo”, garante o virologista ao Expresso.

09h10 - Cláudio Ramos recebeu este fim de semana a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Um momento muito aguardado pelo rosto da TVI e que este fez questão de destacar nas redes sociais. "Esta é seguramente a maneira mais rápida para nos vermos livres deste maldito vírus

09h05 - Certificados digitais Covid-19 começam a ser emitidos esta semana. Os primeiros certificados digitais Covid-19 para cidadãos nacionais deverão começar a ser emitidos a meio desta semana pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), disse fonte governamental à Lusa.

08h50 - Variante Delta detetada em apenas 5% de pessoas vacinadas contra Covid-19. Somente 5% das pessoas que contraíram a variante Delta (também conhecida por variante indiana) haviam sido totalmente vacinadas, revelam novos dados. Segundo um artigo publicado no jornal The Sun, a agência de saúde Public Health England, no Reino Unido, aponta que mais de 42 mil casos da nova estirpe foram detetados através da realização de testes de diagnóstico para a Covid-19. 

08h25 - Ribeira Grande, nos Açores, é, neste momento, o concelho com maior incidência de casos de Covid-19 no país, contando com mais de 500 contágios por 100 mil habitantes.Alexandre Gaudêncio, o autarca do município açoriano, mostrou-se preocupado:

"A pandemia está de tal forma dissipada no nosso concelho que não é fácil identificarmos um foco em particular. E daí, na minha opinião, não faz qualquer sentido [a implementação de uma cerca sanitária]", defendeu, em declarações à SIC Notícias, este domingo. 

08h19 - Há 170 escolas com surtos ativos de Covid-19 nesta altura na Região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Em entrevista à Rádio Renascença, Duarte Cordeiro, coordenador regional do combate à pandemia na região, afirma que 11% destes casos têm origem em festas e eventos familiares.

07h50 - Entenda como a Covid-19 causa demência semelhante a Alzheimer. Cientistas afirmam que o novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, pode afetar genes e vias que contribuem para a ocorrência de inflamação e surgimento da perigosa lesão microvascular do cérebro, levando a problemas cognitivos.

07h47 - Alemanha com número abaixo de mil de infetados. Não acontecia desde setembro. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, 549 casos e 10 mortos. O país germânico soma agora um total de 3.715.518 infetados e 89.844 vítimas mortais desde o início da pandemia.

07h45 - Economia timorense cresce menos em 2021. O Banco Mundial reviu em baixa as suas previsões de crescimento da economia timorense este ano, de 3,1 para 1,8%, devido aos impactos da pandemia da Covid-19 e dos efeitos das cheias do início de abril.
 
07h35 -
As quatro exceções ao fim do teletrabalho obrigatório. O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de Covid-19 superiores aos limites definidos pelo Governo.

07h33 - Enquanto dormia:

  • Dados atualizados da China: A China registou 23 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, quatro deles de contágio local na província de Guangdong.
  • Dados atualizados do México: O México, o quarto país do mundo com mais óbitos por Covid-19, registou 53 mortos e 1.707 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas.
  • Dados atualizados dos EUA: Os Estados Unidos registaram 117 mortos por Covid-19 e 4.320 casos nas últimas 24 horas.

07h30 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento diário da Covid-19. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Boris atrasa desconfinamento. Venezuela "fora de controlo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório