Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Lojas e restaurantes de Nova Deli reabrem na segunda-feira

As lojas e restaurantes de Nova Deli vão reabrir na segunda-feira, na sequência da diminuição registada nos novos casos de covid-19, após a segunda onda da doença na Índia, que atingiu particularmente a capital do país.

Covid-19: Lojas e restaurantes de Nova Deli reabrem na segunda-feira
Notícias ao Minuto

14:27 - 13/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Segundo anunciou hoje o chefe de Governo de Nova Deli, Arvind Kejriwal, os restaurantes, lojas e centros comerciais de Nova Deli poderão abrir a partir de segunda-feira, durante a semana, entre 10:00 e as 20:00, após mais de um mês encerrados.

Os restaurantes poderão receber clientes até 50% da respetiva capacidade, enquanto os centros recreativos, desportivos e as reuniões públicas continuarão suspensos.

Esta medida representa um avanço face à decisão, anunciada na semana passada, de abrir as lojas em dias pares e ímpares alternadamente, e permite, também, o funcionamento em pleno das repartições governamentais, dos escritórios privados em 50% e ainda do serviço de metropolitano.

Nova Deli estava totalmente confinada desde o final de abril, quando o país foi atingido pelo escalar de uma segunda vaga da pandemia, que atingiu o seu pico em maio, com mais de 400.000 casos diários de covid-19.

A capital indiana foi uma das mais atingidas pela rápida propagação da doença, registando uma sobrecarga do sistema de saúde, com situações dramáticas nos hospitais, os crematórios saturados e uma grave escassez de oxigénio e medicamentos.

De acordo com dados das autoridades de saúde, Nova Deli registou 213 novos casos nas últimas 24 horas, longe dos quase 30 mil do pico da segunda vaga, tendo sido reportadas 28 mortes.

Em todo a Índia, tem vindo a assistir-se a uma diminuição constante do número de novos casos, que recuaram dos 400.000 do início de maio para os 80.834 confirmados hoje.

Desde o início da pandemia, a Índia registou mais de 29 milhões de infeções e 370.384 mortes, sendo o segundo país mais afetado do mundo, atrás dos Estados Unidos.

Face ao receio de uma terceira vaga, as autoridades encaram o programa de vacinação como a principal solução para conter a pandemia.

No entanto, a numerosa população indiana de 1.350 milhões de habitantes tem representado um enorme desafio, com os fabricantes de vacinas a não conseguirem responder à enorme procura de doses.

Até agora, a Índia administrou pouco mais de 250 milhões de doses da vacina contra a covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos a aumentar; Maioria de novos casos em LVT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório