Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Protestos contra violência policial aumentam na capital da Tunísia

Grupos de estudantes e polícias voltaram a envolver-se em confrontos na noite de sábado em Tunes, onde o descontentamento e protestos violentos têm aumentado devido à publicação de um vídeo que mostra vários agentes a agredir um menor.

Protestos contra violência policial aumentam na capital da Tunísia
Notícias ao Minuto

14:22 - 13/06/21 por Lusa

Mundo Tunísia

O vídeo publicado na internet na quarta-feira mostra vários polícias a agredir e a despir um menor na rua durante uma manifestação contra a precariedade num bairro desfavorecido da capital da Tunísia.

Também esta semana foi notícia a morte junto a uma esquadra de polícia de um jovem do mesmo bairro que tinha sido detido durante uma manifestação.

Inicialmente as forças de segurança negaram esta informações, que acusaram os jovens de terem tentado assaltar a esquadra, mas o vídeo e a continuação dos protestos levaram a polícia em abrir um inquérito.

Os protestos noturnos no distrito de Sidi Hassine Séjoumi, um dos mais pobres da zona sul da capital da Tunísia, têm acontecido diariamente e, na noite de sábado, jovens montaram barricadas, incendiaram pneus e atiraram objetos aos agentes para responder ao gás lacrimogéneo lançado pela polícia, que utilizou também outros métodos de repressão.

O protesto chegou à Avenida Habib Bourguiba, principal artéria de Tunes, onde unidades antimotim usaram a força e lançaram gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes, na sua maioria jovens que também protestavam contra a precariedade, inflação, desemprego e medidas de saúde contra a pandemia de covid-19 , que agravaram a crise económica no país.

"O objetivo da manifestação era protestar contra o recente aumento de preços e denunciar a violência policial, especialmente aquela ligada aos recentes acontecimentos em Sidi Hassine", disse aos jornalistas a líder do Partido dos Trabalhadores, que está na oposição.

Leia Também: Tunísia admite situação "muito crítica" e eleva alerta sanitário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório