Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Brexit: Macron pede a Johnson para respeitar "palavra dada"

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para respeitar a "palavra dada aos europeus" no âmbito do Brexit, devido às tensões na Irlanda do Norte, indicou hoje a presidência francesa.

Brexit: Macron pede a Johnson para respeitar "palavra dada"
Notícias ao Minuto

11:58 - 12/06/21 por Lusa

Mundo Brexit

O chefe de Estado francês disse estar "pronto" para um relançamento das relações franco-britânicas, mas sublinhou que "este empenho exigia que os britânicos respeitassem a palavra dada aos europeus e no quadro definido pelos acordos do 'Brexit'", indica a página oficial da reunião do G7, Elysée, após um encontro à margem da cimeira entre os dois líderes.

O dossiê da Irlanda do Norte e os acordos comerciais especiais planeados para a província britânica após o 'Brexit' estão a prejudicar as relações entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) e a ensombrar a reunião do G7 prevista até domingo, no sudoeste da Inglaterra, onde os líderes das grandes potências e da UE pretendem dar uma imagem de frente única desejosa de dinamizar o multilateralismo e promover a recuperação pós-pandemia e lutar contra o aquecimento global.

Londres acusa Bruxelas de adotar uma "abordagem muito purista" quanto à aplicação de novas disposições aduaneiras específicas na Irlanda do Norte, contidas no "protocolo da Irlanda do Norte" negociado no âmbito do 'Brexit'.

Ao manter a Irlanda do Norte na união aduaneira e no mercado único europeu, foi criada uma fonte de tensão na província britânica, provocando mesmo confrontos violentos no início de abril.

As discussões foram realizadas em Londres na quarta-feira, sem que houvesse progresso, a União Europeia a indicar que não hesitaria em tomar medidas retaliatórias se Londres se recusasse a implementar as disposições do protocolo.

Depois da reunião com Emmanuel Macron, Boris Johnson também se reuniu com os líderes do bloco europeu e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Sublinhando que o G7 não era forçosamente o lugar para se chegar a uma "solução imediata", o porta-voz do líder conservador disse na sexta-feira que "todas as opções estão em cima da mesa" para preservar a integridade do Reino Unido.

Leia Também: Macron promete "reatar" relações com Reino Unido se Brexit for respeitado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório