Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Genebra com medidas extra de segurança para cimeira Biden-Putin

As autoridades suíças anunciaram hoje que vão restringir temporariamente o espaço aéreo sobre a cidade de Genebra e destacar até 1.000 militares num reforço da segurança para a cimeira dos Presidentes norte-americano e russo na próxima semana.

Genebra com medidas extra de segurança para cimeira Biden-Putin
Notícias ao Minuto

13:01 - 11/06/21 por Lusa

Mundo Biden-Putin

O órgão executivo da Suíça, o Conselho Federal, aprovou hoje as medidas temporárias, que incluirão a vigilância e policiamento do espaço aéreo pela Força Aérea suíça durante a cimeira entre Joe Biden e Vladimir Putin, marcada para quarta-feira.

"A Suíça é obrigada a garantir a proteção de pessoas que beneficiam de proteção especial sob a lei internacional, como os chefes de Estado norte-americano e russo", referiu o Departamento de Defesa Federal da Suíça num comunicado.

Adiantou que os voos comerciais de e para o aeroporto de Genebra não serão afetados pelas restrições entre as 08:00 de terça-feira e as 17:00 de quinta-feira.

O destacamento de mais militares para a zona visa dar resposta às necessidades relativas à proteção de representantes estrangeiros e ao apoio à polícia regional de Genebra, no ar e no lago da cidade.

As autoridades locais anunciaram na quinta-feira que a cimeira decorrerá numa mansão do século XVIII localizada num parque público em frente ao lago Genebra.

A Casa Branca disse que Biden pretende levantar questões que incluem a Ucrânia, o controlo de armamento, os direitos humanos e a pirataria informática, enquanto as autoridades russas indicaram ter na sua agenda assuntos como a estabilidade estratégica, as crises globais, as alterações climáticas e os esforços para lutar contra a pandemia da covid-19.

Leia Também: Angela Merkel vai ser recebida na Casa Branca por Joe Biden em julho 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório