Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Irão ultrapassa três milhões de infeções

O Irão ultrapassou hoje as três milhões de infeções por covid-19, informou o Ministério da Saúde daquele país, adiantando que o número de casos diários de infeções e mortes está a cair após atingir o pico em abril.

Covid-19: Irão ultrapassa três milhões de infeções
Notícias ao Minuto

13:22 - 10/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Nas últimas 24 horas, o país registou oficialmente 12.398 novos casos e 153 óbitos, totalizando 3.003.112 infetados e 81.672 óbitos, segundo estatísticas oficiais.

Desde o final de março, o país tem-se esforçado para conter uma quarta vaga de covid-19, atribuída a um aumento no número de viagens feitas durante os feriados do Ano Novo Persa (este ano, de 18 de março a 02 de abril).

Teerão depositou as suas esperanças na vacinação para combater a pandemia de covid-19, mas o desenvolvimento da campanha de vacinação lançada no início de fevereiro progrediu mais lentamente do que as autoridades desejavam.

O país está em plena campanha eleitoral a pouco mais de uma semana das eleições presidenciais de 18 de junho. A campanha eleitoral, que originalmente era uma fonte de preocupação com a disseminação do vírus, começou no final de maio com pouco entusiasmo e principalmente nas redes sociais.

O candidato ultraconservador Ebrahim Raissi, considerado o favorito, participou num comício na quarta-feira num estádio lotado no sudoeste do país, atraindo críticas por não respeitar os protocolos de saúde.

De acordo com a agência de notícias estatal Irna, "mais de 50.000" pessoas assistiram ao evento no estádio de futebol Takhti na cidade de Ahvaz, ocupando as bancadas e o próprio relvado. "O desrespeito do distanciamento social e dos protocolos de saúde foi muito marcante durante o evento", observou a agência.

As autoridades de saúde no Irão alertaram sobre os sinais de que a recente tendência de queda no número de infeções poderá inverter-se devido a um certo relaxamento da população.

Leia Também: AO MINUTO: Covid não nos "desvia do nosso futuro"; Dinamarca sem máscaras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório