Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

EUA aplicam sanções a quatro responsáveis próximos de Ortega

Os Estados Unidos impuseram hoje sanções a quatro responsáveis políticos próximos do Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, entre eles a própria filha do chefe de Estado, Camila Antonia Ortega Murilo, depois de Manágua ter detido vários opositores.

EUA aplicam sanções a quatro responsáveis próximos de Ortega
Notícias ao Minuto

19:44 - 09/06/21 por Lusa

Mundo Nicarágua

"[As quatro personalidades visadas] apoiam o regime de Ortega, um regime que minou a democracia, violou os direitos humanos de civis, implementou leis repressivas com graves consequências económicas e tentou amordaçar a imprensa independente", refere Departamento de Tesouro norte-americano num comunicado.

Terça-feira, depois da detenção "arbitrária" de um terceiro potencial candidato à presidência nicaraguense ligado à oposição em poucos dias, o Departamento de Estado norte-americano acusou Daniel Ortega de se ter transformado num "ditador".

"A detenção arbitrária do candidato à presidencial Felix Maradiaga, o terceiro dirigente oposicionista a ser interpelado, deve afastar qualquer dúvida quanto ao facto de Ortega ser um ditador", reagiu na rede social Twitter a responsável da diplomacia dos EUA para as Américas, Julie Chung.

"A comunidade internacional não tem outra escolha senão tratá-lo como tal", considerou. 

Os Estados Unidos já tinham defendido a "libertação imediata" da dirigente da oposição Cristiana Chamorro, em prisão domiciliária desde a semana passada, depois de ter sido acusada de lavagem de dinheiro pelo governo de Ortega. 

Um outro candidato às eleições presidenciais, marcadas para novembro, Arturo Cruz, foi interpelado sábado no aeroporto de Manágua ao chegar dos Estados Unidos.

A detenção de Maradiaga, na terça-feira, foi feita depois de ter sido convocada pela procuradoria, que lhe abriu um inquérito sob a acusação de ações contra a soberania do país e incitação à ingerência estrangeira, indicou o Ministério Público local. 

Felix Maradiaga, 44 anos, é o pré-candidato da Unidade Nacional (UNAB), uma plataforma composta de organizações da sociedade civil que apoiaram as manifestações de 2018 e que exigiram a demissão de Ortega, cuja repressão causou 328 mortos. 

Maradiaga é o terceiro opositor e potencial candidato à eleição presidencial de 07 de novembro a ser detido em menos de uma semana, depois da jornalista Cristiana Chamorro, filha da ex-presidente Violeta Chamorro, na quarta-feira, e de Arturo Cruz, no sábado, quando regressava dos Estados Unidos, onde foi embaixador do governo de Ortega entre 2007 e 2009. 

Chamorro, por seu lado, não pertence a qualquer partido, mas é considerada a principal concorrente de Ortega.

O tribunal eleitoral, integrado por magistrados próximos do partido governamental Frente Sandinista de Libertação Nacional, já tinha afastado da competição eleitoral os partidos da Restauração Democrática (PRD) e o Conservador (PC), um dos mais antigos do país. 

Antes da sua detenção, Maradiaga tinha declarado que não tinha "nada a esconder" e negado ter solicitado sanções contra o país, mas sim contra "pessoas que cometeram crimes contra a humanidade".

Leia Também: Detido candidato presidencial da oposição da Nicarágua

Recomendados para si

;
Campo obrigatório