Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ucrânia pressiona Alemanha a fornecer armas devido ao conflito com Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pressionou hoje a Alemanha sobre o pedido de venda de armas ao país, caso a Rússia lance um ataque, numa reunião na capital alemã.

Ucrânia pressiona Alemanha a fornecer armas devido ao conflito com Rússia
Notícias ao Minuto

19:42 - 09/06/21 por Lusa

Mundo Ucrânia

Kuleba abordou o conflito entre Ucrânia e Rússia com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Heiko Maas, e ambos insistiram na necessidade de uma solução política entre Kiev e os rebeldes separatistas no leste da Ucrânia, apoiados pela Rússia.

A Alemanha descartou a hipótese de fornecer armas à Ucrânia, uma posição que Maas reiterou hoje durante uma conferência de imprensa, sublinhando o desejo da Alemanha em agir como mediador entre a Ucrânia e a Rússia.

Heiko Maas disse, numa chamada com o MNE da França, Jean-Yves Le Drian, e o homólogo russo, Sergey Lavrov, que a reunião "teria sido significativamente mais curta do que realmente foi" caso o país tivesse anunciado que ia "fornecer armas a uma das partes do conflito".

Kuleba disse que Kiev apreciou a decisão da Alemanha de se concentrar em encontrar uma solução política, mas acrescentou que se esses esforços falharem e a Rússia atacar o seu país, então "a Ucrânia estará numa posição fraca porque a Rússia tem armas muito melhores".

"Espero muito sinceramente que não chegue a isso", disse Kuleba, acrescentando que também deseja que nenhum país aliado "se arrependa de não ter ajudado a melhorar as hipóteses de a Ucrânia se poder defender".

Leia Também: Biden convida Presidente ucraniano para reunião na Casa Branca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório