Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Francês preso na RCA acusado de espionagem e conspiração

Um cidadão francês preso há um mês na República Centro-Africana na posse de armas de guerra foi acusado de "espionagem", "conspiração" e de "minar a segurança do Estado", anunciou hoje o procurador-geral.

Francês preso na RCA acusado de espionagem e conspiração
Notícias ao Minuto

12:33 - 09/06/21 por Lusa

Mundo República Centro-Africana

Quignolot, que foi detido em 10 de maio na capital, foi "colocado sob uma ordem de internamento, em prisão preventiva" e a investigação foi confiada a "um juiz de instrução que considerou que as acusações eram graves", disse Eric Didier Tambo, procurador do Ministério Público no Tribunal de Recurso de Bangui.

O cidadão francês enfrenta "trabalhos forçados para toda a vida", de acordo com o magistrado.

"As acusações são espionagem, posse ilegal de armas de guerra e de caça, associação criminosa, minar a segurança interna do Estado e conspiração", acrescentou Tambo, sem, contudo, detalhar por que países ou organizações Quignolot é acusado de espionagem.

Fotografias da sua prisão foram divulgadas em redes sociais, mostrando o francês com as mãos atadas atrás das costas, junto a um grande arsenal.

O Governo acusou-o de ter "uma enorme quantidade de armas de guerra" e de se apresentar como um "jornalista".

Dois dias depois, Paris denunciou a sua detenção e a sua cobertura mediática como uma "instrumentalização clara (...) através de redes de desinformação ligadas à promoção de interesses bem identificados que estão habituados a visar a presença e a ação da França na República Centro-Africana".

Leia Também: França suspende financiamento e apoio militar à República Centro-Africana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório