Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 400 novas substâncias psicoativas detetadas no mercado europeu

Mais de 400 novas substâncias psicoativas foram detetadas no mercado europeu da droga e cerca de 370 laboratórios foram desmantelados em 2019, o que indicia uma estratégia dos traficantes para produzir mais perto dos consumidores.

Mais de 400 novas substâncias psicoativas detetadas no mercado europeu
Notícias ao Minuto

10:14 - 09/06/21 por Pedro Caetano

Mundo Droga

"Em 2019, mais de 370 laboratórios de produção de drogas ilegais foram desmantelados na Europa", avança o relatório "Drogas 2021: Tendências e Evoluções", publicado hoje pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA, na sigla em inglês).

Segundo o documento da agência com sede em Lisboa, o aumento do número de instalações detetadas e a produção de uma gama mais ampla de substâncias "refletem a intensificação dos esforços dos criminosos para produzir drogas mais perto dos mercados de consumo, a fim de contornar as medidas antitráfico".

Entre as substâncias detetadas constam canabinoides sintéticos potentes e opioides sintéticos, que representam "ameaças sociais e para a saúde" dos consumidores.

De acordo com o relatório agora divulgado, no final de 2020, o EMCDDA monitorizava cerca de 830 novas substâncias psicoativas, 46 das quais foram notificadas pela primeira vez na Europa nesse ano.

"Em 2019, os Estados-membros da União Europeia foram responsáveis ??por 22.070 das 34.800 apreensões de novas substâncias psicoativas notificadas na União Europeia, na Turquia e na Noruega", indica o observatório.

O relatório estima ainda que se tenham registado pelo menos 5.141 mortes por overdose na União Europeia em 2019, representando um aumento de 3% em comparação ao ano anterior.

A maioria das mortes diretamente ligadas ao uso de drogas envolve opioides, principalmente heroína em combinação com outras drogas, enquanto estimulantes como a cocaína e as anfetaminas e, mais recentemente, os canabinoides sintéticos, são "agora motivo de preocupação", indica o documento.

A taxa de mortalidade por overdoses na União Europeia em 2019 está estimada em 14,8 mortes por milhão de habitantes com idades entre 15 e os 64 anos, refere o documento, ao adiantar que mais de três quartos (77%) das mortes por overdose ocorreram entre homens.

Leia Também: Cerca de 30% europeus já consumiu drogas ilícitas pelo menos uma vez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório