Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Detido candidato presidencial da oposição da Nicarágua

A Polícia Nacional Nicaraguense anunciou na terça-feira ter detido o candidato presidencial da oposição Juan Sebastián Chamorro García esta noite sob a acusação de "incitamento à ingerência estrangeira nos assuntos internos".

Detido candidato presidencial da oposição da Nicarágua
Notícias ao Minuto

06:36 - 09/06/21 por Lusa

Mundo Nicarágua

Chamorro, o sobrinho da ex-Presidente nicaraguense Violeta Barrios de Chamorro (1990-1997), foi detido quando se encontrava na sua casa no sul de Manágua, que também foi invadida pela Polícia Nacional, confirmou à agência noticiosa espanhola Efe, a equipa de imprensa do político da oposição.

O pré-candidato presidencial da oposição pelo partido Citizens for Freedom Alliance foi convocado para estar hoje presente no Ministério Público, na sua qualidade de representante da organização não-governamental Fundação Nicaraguense para o Desenvolvimento Económico e Social (Funides), um grupo de reflexão independente, que dirigiu de 2014 a 2019.

Chamorro tornou-se assim o quarto candidato presidencial da oposição esperançoso de ser investigado e preso nos últimos dias.

A primeira a ser detida foi Cristiana Chamorro, prima de Juan Sebastian, filha da ex-presidente Barrios de Chamorro, a figura da oposição com maior probabilidade de ganhar as eleições presidenciais em Novembro.

Estas detenções abrem o caminho para uma nova reeleição do Presidente Daniel Ortega, que foi rotulado de "ditador" pelos EUA, o que incitou o resto do mundo a tratá-lo como tal.

Ortega, 75 anos, que regressou ao poder em 2007 e governa desde 2017 com a sua mulher, Rosario Murillo, procura a vencer a presidência pela oitava vez nas eleições de 07 de Novembro.

O líder está no seu segundo mandato como presidente da Nicarágua, após ter coordenado uma junta governamental de 1979 a 1985 e presidido pela primeira vez o país de 1985 a 1990.

Leia Também: EUA acusam Ortega de ser ditador depois da detenção de um opositor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório