Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

FBI contou com 80 linguistas para analisar redes de narcotráfico

O FBI contou com 80 linguistas para analisar as comunicações das redes de narcotráfico desmanteladas no âmbito da operação internacional OTF Greenlight / Trojan Shield, que levou à detenção de mais de 800 pessoas.

FBI contou com 80 linguistas para analisar redes de narcotráfico
Notícias ao Minuto

06:30 - 09/06/21 por Lusa

Mundo FBI

Conforme anunciou terça-feira, em conferência de imprensa em San Diego, na Califórnia, a agente responsável pela operação, Suzanne Turner, os 80 linguistas, a que se juntaram mais 100 agentes e analistas do FBI, analisaram as mensagens que os criminosos de todo o mundo trocavam em 45 idiomas diferentes, através de 12.000 dispositivos móveis criptografados.

"Que sirva de exemplo para os criminosos que acreditam estar a operar sob mecanismos criptografados. As vossas comunicações podem não estar seguras", notou Turner.

A agente adiantou ainda que a operação foi "a mais sofisticada" da história, interrompendo as atividades de cerca de 300 organizações de países como Itália ou Austrália.

Uma operação policial em todo o mundo com base numa plataforma digital que decifra mensagens em código desenvolvida pelo FBI permitiu "um golpe sem precedentes" em grupos de crime organizado, disseram hoje as autoridades.

A operação Trojan Shield envolveu forças polícias de 16 países, entre as quais o FBI e a Europol, que fizeram mais de 800 detenções e apreenderam 32 toneladas de estupefacientes: cocaína, canábis, anfetaminas e metanfetaminas.

Na mesma ação das forças policiais foram apreendidas 250 armas de fogo, 55 carros de luxo e 48 milhões de dólares em dinheiro e cripto moedas.

Leia Também: Nova aplicação móvel do FBI por detrás de operação que fez 800 detenções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório