Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Arábia esteriliza Mesquita com robôs mas peregrinação ainda é incerta

A Arábia Saudita começou a utilizar robôs para auxiliar na esterilização da Grande Mesquita de Meca, por causa da pandemia, mas ainda é incerto que o país autorize a grande peregrinação anual, prevista para 19 de julho.

Arábia esteriliza Mesquita com robôs mas peregrinação ainda é incerta
Notícias ao Minuto

06:19 - 09/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"O Departamento de Prevenção Ambiental e Controlo de Epidemias proporcionou robôs para esterilizar áreas maiores e cobrir todas as partes da mesquita", disse o diretor deste departamento, Hasan al Suehry, citado pelo diário saudita Okaz.

Os robôs operam através de um sistema de controlo automatizado que recorre à inteligência artificial e são capazes de analisar os requisitos de desinfeção de cada espaço da Masjid al-Haram, as rotas do templo e a duração de cada operação.

Ao nível da autonomia, o responsável explicitou que cada robô pode estar "operacional entre cinco e oito horas e cobrir até 600 metros quadrados".

Contudo, Al Suehry não precisou se este sistema vai ser utilizado na mesquita do profeta Maomé, na cidade de Medina, a oeste da Arábia Saudita.

A Arábia Saudita anunciou que já foram administradas mais de 15 milhões de vacinas contra o SARS-CoV-2 entre a população de 35 milhões de habitantes e que está a atravessar a segunda vaga da pandemia, com 1.261 infeções contabilizadas e 17 óbitos nas últimas 24 horas.

O ministro da Saúde saudita, Tawfig al Rabia, disse em março que o país vai exigir um certificado de vacinação às pessoas que desejem fazer a peregrinação até Meca, entre outras condições restritivas para prevenir a disseminação do vírus, depois de permitir uma peregrinação muito limitado no ano passado.

O reino árabe reabriu e meados de maio as fronteiras terrestres, aéreas e marítimas, depois de mais de um ano de proibição por causa da covid-19, ainda que tenha imposto várias condicionantes, que incluem uma quarentena obrigatória de sete dias para as pessoas que não estejam vacinadas e que entrem no território saudita.

Leia Também: Arábia Saudita anuncia apoio no combate aos insurgentes em Cabo Delgado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório