Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

NATO considera correto que Mladic pague pelos seus "atrozes crimes"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, celebrou hoje a decisão do Mecanismo para os Tribunais Penais Internacionais (MTPI) de confirmar a condenação a prisão perpétua do ex-líder militar sérvio-bósnio Ratko Mladic por "atrozes crimes" de guerra e lesa-humanidade.

NATO considera correto que Mladic pague pelos seus "atrozes crimes"
Notícias ao Minuto

20:42 - 08/06/21 por Lusa

Mundo NATO

"Celebro a decisão do MTPI de confirmar a condenação de Ratko Mladic. É correto que seja responsabilizado pelos seus atrozes crimes contra civis, incluindo a morte de milhares de homens e rapazes bósnios em Srebrenica, em 1995", disse Stoltenberg em comunicado.

O MTPI rejeitou hoje as alegações de Mladic e ratificou a sua condenação a prisão perpétua pelo genocídio de Srebrenica, onde morreram 8.000 muçulmanos, quatro crimes de guerra e cinco contra a humanidade.

Stoltenberg recordou que a Aliança Atlântica "ajudou a pôr fim a duas guerras étnicas nos Balcãs ocidentais nos anos 1990", bem como a "fechar um capítulo negro e vergonhoso na história europeia".

O dirigente da NATO salientou também que a região "continua a ser estrategicamente importante" para a organização e que os países membros continuarão "a contribuir para a estabilidade e segurança nos Balcãs ocidentais, promovendo a paz e a reconciliação".

O veredito de hoje põe ponto final ao processo legal contra aquele que ficou conhecido como "o carniceiro dos Balcãs", já que a decisão do MTPI - que substituiu o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ) após o seu encerramento, em 2017 - não é passível de recurso.

Leia Também: UE diz que confirmação da pena de Mladic põe fim a julgamento "chave"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório