Meteorologia

  • 24 JULHO 2021
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 26º

Edição

Covid-19. Trabalhadores da saúde da Costa do Marfim em greve

Os trabalhadores da saúde da Costa do Marfim iniciaram hoje uma greve em Abidjan para reclamar 13 meses de prémios não pagos relacionados com a pandemia de covid-19, segundo a agência AFP.

Covid-19. Trabalhadores da saúde da Costa do Marfim em greve
Notícias ao Minuto

18:20 - 08/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Quase 1.000 médicos, enfermeiras, parteiras e técnicos de saúde, vestidos com casacos brancos, entraram na cidade administrativa, no coração do distrito comercial do Plateau, onde se encontra o Ministério da Saúde, para "gritar a sua frustração".

Segundo os organizadores, cerca de 4.166 funcionários de saúde deverão receber bónus mensais entre os 137 euros e os 358,5 euros.

"Um ano de negociações com grandes promessas sem resultados é exasperante e injusto para nós, que estivemos com as pessoas afetadas pela covid-19", denunciou um manifestante.

"Se a urgência de nos atribuir aos doentes foi fácil, a urgência de nos pagar deveria ser igualmente fácil", de acordo com Angèle Konan, uma enfermeira portadora de uma placa, na qual se lia "onde está o nosso bónus covid-19?".

Em outubro de 2020, os trabalhadores da saúde que exigiam o pagamento de um "bónus do coronavírus" realizaram uma greve de duas semanas que perturbou a atividade dos hospitais públicos da Costa do Marfim.

A Costa do Marfim, um país de cerca de 25 milhões de pessoas, tem 47.500 casos confirmados e 306 mortes associadas à covid-19, de acordo com os números oficiais.

Leia Também: AO MINUTO: 23% da população vacinada. Portugal 'abre as portas' aos EUA

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório