Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Grupo de homens armados mata 27 pessoas no centro da Nigéria

Um grupo de homens armados atacou um mercado e um campo de futebol numa pequena cidade no estado de Benue, no centro da Nigéria, matando pelo menos 27 pessoas e ferindo muitas outras, revelou hoje a polícia local.

Grupo de homens armados mata 27 pessoas no centro da Nigéria
Notícias ao Minuto

15:54 - 08/06/21 por Lusa

Mundo Ataque

"O ataque teve lugar por volta das 18:00 [mesma hora em Lisboa] de domingo, quando os comerciantes estavam a arrumar as suas bancas de mercado", indicou a porta-voz da polícia estatal de Benue, Catherine Anene.

"Os feridos foram levados para o hospital, 27 pessoas foram mortas", acrescentou.

O estado de Benue situa-se na faixa fértil no centro da Nigéria, onde os confrontos comunitários entre pastores fulani nómadas e agricultores locais sobre o acesso a terras de pastagem e água são frequentes.

Mais de 218.000 residentes do estado de Benue encontram-se deslocados internamente, de acordo com um censo da Organização Internacional para as Migrações (OIM). O número de deslocados internos é mais elevado em todo o centro e noroeste da Nigéria.

"Entre 31 de maio e 06 de junho de 2021, confrontos armados entre pastores e agricultores causaram novas ondas de deslocações", assinalou o mais recente relatório da OIM, estimando que a violência provocou mais de 200 mortos nas últimas semanas.

A Nigéria, o país mais populoso de África, com mais de 200 milhões de habitantes, enfrenta a insurreição do grupo radical islâmico Boko Haram, no nordeste do país, onde também operam vários grupos criminosos, que saqueiam aldeias e realizam raptos em larga escala, bem como ações de grupos pró-independentistas no sudeste.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, um antigo general, com 78 anos, é fortemente criticado pela sua inação e pela qualidade da gestão do país, que se afunda cada vez mais numa crise de segurança grave.

Leia Também: Balanço de mortos em ataques no noroeste da Nigéria sobe para 88

Recomendados para si

;
Campo obrigatório