Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2021
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Pescadores encontram fortuna de 1,2 milhões em carcaça de cachalote

Cachalote tinha 127 quilos de âmbar cinzento, uma substância muito valiosa por ser produzida por uma espécie em vias de extinção e, portanto, ilegal em alguns países.

Pescadores encontram fortuna de 1,2 milhões em carcaça de cachalote

Um grupo de pescadores iemenitas encontrou uma fortuna de 1,2 milhões de euros no estômago de uma carcaça de cachalote.

Trata-se de âmbar cinzento, uma substância fétida (é uma espécie de vómito sólido), mas muito valiosa para a indústria das fragrâncias, porque ajuda a estabilizar os odores. É, também, o subproduto de uma espécie em vias de extinção, o que torna a sua venda ilegal em alguns países.

A carcaça deu à costa no Golfo de Adém, no sul do Iémen, e o grupo de 35 pescadores conseguiu recolher 127 quilos de âmbar cinzento, que acabaram por ser vendidos por 1,2 milhões de euros a um comerciante dos Emirados Árabes Unidos.

Os pescadores, num dos países mais pobres de mundo, sentiram o "cheiro forte" que emanava da carcaça e desconfiaram que poderia ser âmbar cinzento.

"Nós somos todos pobres. Nunca pensámos que isto nos desse uma grande quantia", disse um dos pescadores, citado pela BBC, a quem explicaram que o valor foi dividido igualmente entre todos e ainda ajudaram pessoas necessitadas. Apesar de terem comprado "boas casas, carros e barcos", continuam a pescar.

Leia Também: Petroleiro abandonado no Iémen pode explodir "a qualquer momento"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório