Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Explosão de carro armadilhado faz dois mortos e cinco feridos na Líbia

A explosão de um carro armadilhado junto de um ponto de controlo na cidade de Sebha, no sul da Líbia, fez dois mortos e cinco feridos entre os oficiais de segurança no local, revelaram hoje fontes policiais.

Explosão de carro armadilhado faz dois mortos e cinco feridos na Líbia
Notícias ao Minuto

22:58 - 06/06/21 por Lusa

Mundo Explosão

"Um carro-bomba explodiu ao atravessar um ponto de controlo colocado por agentes da lei", disse à AFP um agente da polícia de Sebha, cerca de 750 quilómetros a sul da capital, Tripoli, acrescentando: "Dois oficiais de segurança foram mortos, outros cinco ficaram feridos e houve danos materiais significativos".

Os meios de comunicação locais mostraram veículos da polícia muito danificados, rodeados por detritos da explosão. Até ao momento, a autoria do ataque não foi reivindicada.

A explosão ocorre num momento em que a Líbia está envolvida num processo político patrocinado pelas Nações Unidas, que assistiu à instalação em março de um Governo de transição encarregado de reunificar o país e de se preparar para uma dupla votação legislativa e presidencial agendada para dezembro.

Sebha é controlada pelo autoproclamado Exército Nacional Líbio (LNA), liderado pelo marechal Khalifa Haftar, o homem forte do leste do país, e tem sido palco de vários ataques jihadistas nos últimos anos.

A situação política da Líbia degradou-se após a revolta popular que derrubou o regime de Muammar Kadhafi em 2011. Uma grande crise política - com autoridades rivais no leste e oeste do país -, combinada com a desintegração do sistema securitário, encorajou grupos jihadistas como o Estado Islâmico (EI) a entrar no país do Norte de África.

Após a perda das suas fortalezas em torno da cidade centro-norte de Sirte e da cidade oriental de Drena, em 2018, o EI ficou consideravelmente mais fraco e os seus membros recuaram para o deserto ou misturaram-se com a população da costa mediterrânica.

Leia Também: Macron e Dbeibah defendem a partida de mercenários estrangeiros da Líbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório