Meteorologia

  • 04 AGOSTO 2021
Tempo
28º
MIN 19º MÁX 28º

Edição

Alto funcionário do PKK morto numa operação dos serviços secretos turcos

Um alto funcionário do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) foi morto numa operação dos serviços secretos turcos no Iraque, anunciou hoje o Presidente da Turquia.

Alto funcionário do PKK morto numa operação dos serviços secretos turcos

Segundo a agência de noticias francesa, AFP, Erdogan explicou na rede social Twitter que o militar assassinado, Selman Bozkir, conhecido pelo nome de guerreiro de Doktor Hüseyin, era o líder do PKK em Makhmour, um campo de refugiados curdos no norte do Iraque.

"Não permitiremos que a organização separatista e maléfica utilize Makhmour como incubadora do terrorismo", disse o líder turco no Twitter.

O campo de refugiados de Makhmour foi criado no final dos anos 1990 pela ONU para abrigar curdos da Turquia e foi alvo de um ataque turco por drones, sábado, que matou três civis.

Ancara acusa regularmente o PKK de controlar o campo de Makhmour, que fica a 250 quilómetros a sul da fronteira turca.

As autoridades turcas censuram o Iraque por não controlarem o campo e dizem que não têm outra escolha senão fazer a guerra por conta própria, ainda que em solo iraquiano, contra o PKK, uma organização considerada terrorista pela Turquia e os aliados ocidentais.

No início desta semana, Erdogan comparou o campo de Makhmour às montanhas Qandil, localizadas a leste no Curdistão iraquiano, na fronteira com o Irão, a maior base do PKK, onde se tem trava uma sangrenta guerra de guerrilha desde 1984, com mais de 40 mil mortos contabilizados.

"Se as Nações Unidas não limparem este lugar, então nós trataremos disso", disse o Presidente turco, num altura em que a Turquia está a liderar uma nova campanha militar, aérea e terrestre, contra o PKK no Iraque, que arrancou a 23 de abril.

Leia Também: Erdogan anuncia nova descoberta de gás natural no mar Negro

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório