Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Delegação dos EUA anuncia em Taiwan doação de 750 mil doses de vacina

Uma delegação de três senadores norte-americanos chegou hoje a Taiwan, onde anunciaram que Washington doaria 750 mil doses de vacinas contra a covid-19 à ilha, que regista um novo surto da doença.

Delegação dos EUA anuncia em Taiwan doação de 750 mil doses de vacina
Notícias ao Minuto

08:22 - 06/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Os senadores Tammy Duckworth, Christopher Coons e Dan Sullivan, dois democratas e um republicano, aterraram no aeroporto de Taipé Songshan esta manhã a bordo de um avião militar dos Estados Unidos.

"Estamos aqui como amigos porque sabemos que Taiwan enfrenta atualmente desafios", disse Duckworth.

Na semana passada, o Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou que os EUA iam doar 25 milhões de doses a países necessitados, principalmente através do mecanismo internacional Covax.

Atualmente, Taiwan atravessa um novo surto da covid-19, tendo registado nas últimas semanas 166 mortos e dez mil infeções.

A ilha, com 23,5 milhões de habitantes, tem sido considerada como um modelo de boa gestão da pandemia, ao contabilizar apenas algumas centenas de casos e menos de dez mortes causadas pela covid-19.

Até agora, Taiwan recebeu apenas 726.600 doses de vacina AstraZeneca e 150 mil doses de Moderna e acusou a China de dificultar a obtenção de vacinas.

A China considera Taiwan como uma das suas províncias e ameaça utilizar a força se houver uma declaração formal de independência ou uma intervenção externa.

Washington rompeu relações diplomáticas com Taipé em 1979 para reconhecer Pequim como o único representante oficial da China.

Mas os Estados Unidos continuam a ser o aliado mais poderoso de Taiwan e o principal fornecedor de armamento.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.714.923 mortos no mundo, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.032 pessoas dos 852.034 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Brasil. Atraso da vacinação leva casal até aos EUA para receber a vacina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório