Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Estudantes venezuelanos iniciam marcha de protesto de 19 dias até Caracas

Estudantes venezuelanos começaram hoje uma caminhada desde vários estados do país até à capital, Caracas, com o objetivo de mostrar a objeção ao Governo de Nicolás Maduro e reivindicar a "liberdade" do país e o fim da crise.

Estudantes venezuelanos iniciam marcha de protesto de 19 dias até Caracas
Notícias ao Minuto

20:02 - 05/06/21 por Lusa

Mundo Venezuela

Com uma duração prevista de 19 dias e designada 'Rota da Venezuela' (#RutaXVzla), a marcha é liderada pela Confederação de Estudantes Venezuelanos (CONFEV) e conta também com a participação de diversas organizações da sociedade civil. A iniciativa de protesto esteve inicialmente prevista para arrancar em 19 de abril, mas foi posteriormente adiada por "razões organizacionais".

"Nós, estudantes, vamos do interior do país para Caracas e vamos exigir uma vida digna para cada um de nós", afirmou o porta-voz das universidades autónomas, Yeissel Perez, durante a reunião no passado dia 18 de março, na qual a ação de protesto foi anunciada.

Por enquanto, não se sabe ainda como é que os estudantes vão contornar as restrições à mobilidade, integradas na quarentena em vigor na Venezuela para conter a propagação da covid-19, ou os controlos permanentes das forças de segurança do Estado.

O porta-voz das universidades privadas do país, Terry Villanueva, pediu à alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a chilena Michelle Bachelet, e à comunidade internacional para que estivessem atentas a estas mobilizações, no sentido de garantir que as autoridades venezuelanas não as impedissem.

"Avisamos o regime e, especificamente, Nicolás Maduro, que se nos tentarem silenciar ou reprimir, ele será responsável pela nossa integridade", frisou Villanueva. Por sua vez, Yeissel Perez disse hoje que a situação que o país está a atravessar é "de vida ou morte" e afeta todos os venezuelanos.

Paralelamente, o líder da oposição, Juan Guaidó, já veio expressar o seu apoio à mobilização convocada pelos estudantes.

A Venezuela atravessa a pior crise política e económica da sua história moderna e que se traduz numa inflação elevada e na emigração de mais de cinco milhões de pessoas. No entanto, o Governo venezuelano atribui esta situação ao bloqueio gerado pelas sanções dos Estados Unidos da América e de outros países, apesar de a crise ter começado anos antes de as sanções terem sido impostas, em 2017.

Leia Também: Centenas de venezuelanos viram frustrada possibilidade de se vacinar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório