Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos 11 civis mortos por homens armados não identificados no Mali

Pelo menos 11 membros de uma comunidade tuaregue foram mortos na quinta-feira por atacantes não identificados perto de Ménaka, no nordeste do Mali, disseram hoje uma coligação de grupos armados pró-Bamako e uma autoridade local.

Pelo menos 11 civis mortos por homens armados não identificados no Mali
Notícias ao Minuto

15:22 - 05/06/21 por Lusa

Mundo Mali

"A Plataforma de Movimentos 14 de junho de 2014 em Argel soube dos assassínios covardes de 11 civis da comunidade Ibogholitan, em Agharangabo [Ménaka], por indivíduos armados não identificados", disse esta coligação, estabelecida em Ménaka, num comunicado.

Ménaka e a sua região, perto da fronteira com o Níger, fazem parte dessas vastas áreas que escapam em grande parte ou totalmente ao controlo do enfraquecido poder central.

Agharangabo é um acampamento cerca de 65 quilómetros ao noroeste de Ménaka.

A violência que atinge este país do Sahel desde 2012 é multifacetada: ataques rebeldes ou bandidos e conflitos intercomunitários, aos quais se somam rivalidades entre grupos armados.

A Plataforma, que divulgou uma lista de 11 supostas vítimas, indicou que "esses civis pacíficos foram executados em 03 de junho de 2021 e o seu gado levado embora".

"Estas são as execuções sumárias de 11 civis por homens armados não identificados. Aconteceu na quinta-feira durante três ataques contra civis nesta área", disse à agência de notícias AFP um representante eleito da região que pediu o anonimato por razões de segurança.

Leia Também: Mali: França define como prioridade realização de eleições em fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório