Desarmamento de ex-guerrilheiros avança no centro de Moçambique

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje que o processo de desarmamento de ex-guerrilheiros no centro do país vai avançar este mês para as bases da província de Tete, interior centro.

Conselho de Defesa de Moçambique pede subida de nível de segurança em Cabo Delgado

© Lusa

Lusa
04/06/2021 22:52 ‧ 04/06/2021 por Lusa

Mundo

Moçambique

O processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) "está ligeiramente paralisado por razões que explicámos noutras ocasiões: covid e a mobilização de recursos", explicou.

"Mas esperamos ainda dentro deste mês retomar [a desmobilização] nas bases da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) na província de Tete", avançou Filipe Nyusi.

O chefe de Estado falava durante uma deslocação à província de Manica onde inaugurou o Centro de Recursos de Chimoio do Instituto Superior de Ciências e Ensino à Distância (ISCED).

O DDR faz parte do acordo de paz assinado em 2019 por Filipe Nyusi e Ossufo Momade, presidente da Renamo, principal partido da oposição.

Apoiado financeiramente pela comunidade internacional, o processo já abrangeu quase metade dos cerca de 5.200 elementos do braço armado da oposição.

No entanto, uma dissidência mantém-se ativa nas matas do centro da país e Nyusi voltou hoje a apelar à entrega das armas por parte de Mariano Nhongo e dos seus homens.

O chefe de Estado fez uma intervenção para "exortar o cidadão Mariano Nhongo, com os poucos compatriotas com quem ficou, que dão essa volta [incursões armadas] em Sussundenga e Gorongosa, para voltar ao convívio" do resto da população. 

Filipe Nyusi salientou que os guerrilheiros ainda entrincheirados nas matas precisam de "beneficiar do desenvolvimento" do país. 

Leia Também: Covid-19: Moçambique sem registo de óbitos e com 54 novos casos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas