Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Desarmamento de ex-guerrilheiros avança no centro de Moçambique

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje que o processo de desarmamento de ex-guerrilheiros no centro do país vai avançar este mês para as bases da província de Tete, interior centro.

Desarmamento de ex-guerrilheiros avança no centro de Moçambique
Notícias ao Minuto

22:52 - 04/06/21 por Lusa

Mundo Moçambique

O processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) "está ligeiramente paralisado por razões que explicámos noutras ocasiões: covid e a mobilização de recursos", explicou.

"Mas esperamos ainda dentro deste mês retomar [a desmobilização] nas bases da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) na província de Tete", avançou Filipe Nyusi.

O chefe de Estado falava durante uma deslocação à província de Manica onde inaugurou o Centro de Recursos de Chimoio do Instituto Superior de Ciências e Ensino à Distância (ISCED).

O DDR faz parte do acordo de paz assinado em 2019 por Filipe Nyusi e Ossufo Momade, presidente da Renamo, principal partido da oposição.

Apoiado financeiramente pela comunidade internacional, o processo já abrangeu quase metade dos cerca de 5.200 elementos do braço armado da oposição.

No entanto, uma dissidência mantém-se ativa nas matas do centro da país e Nyusi voltou hoje a apelar à entrega das armas por parte de Mariano Nhongo e dos seus homens.

O chefe de Estado fez uma intervenção para "exortar o cidadão Mariano Nhongo, com os poucos compatriotas com quem ficou, que dão essa volta [incursões armadas] em Sussundenga e Gorongosa, para voltar ao convívio" do resto da população. 

Filipe Nyusi salientou que os guerrilheiros ainda entrincheirados nas matas precisam de "beneficiar do desenvolvimento" do país. 

Leia Também: Covid-19: Moçambique sem registo de óbitos e com 54 novos casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório