Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Japão vai fornecer 1,24 milhões de vacinas a Taiwan

O Japão vai fornecer 1,24 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 a Taiwan, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Toshimitsu Motegi, quando a ilha está a encontrar problemas de abastecimento.

Japão vai fornecer 1,24 milhões de vacinas a Taiwan
Notícias ao Minuto

08:34 - 04/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

As doses, que Tóquio vai enviar gratuitamente, fazem parte do fornecimento japonês da vacina desenvolvida pela empresa farmacêutica britânica AstraZeneca, mas fabricada no país asiático, e que o Japão não planeia utilizar na sua campanha de vacinação, na qual está a utilizar injeções das empresas norte-americanas Pfizer e Moderna.

O carregamento deve chegar ainda hoje a Taipé por via aérea, disse Motegi, em conferência de imprensa, observando que "o fornecimento baseia-se na importante parceria e amizade com Taiwan".

Motegi acrescentou que a decisão surgiu na sequência de um pedido da ilha, que tem registado um forte aumento de casos da Covid-19 desde maio e está a ter dificuldades em obter vacinas.

As autoridades de Taiwan acusaram Pequim de bloquear as negociações para a compra de vacinas devido ao conflito bilateral.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

No entanto, Pequim considera Taiwan parte do seu território, e não uma entidade política soberana, e ameaça usar a força caso a ilha declare independência.

A China criticou a oferta japonesa e referiu as tentativas de fornecer a Taiwan a vacina chinesa Sinovac, que a ilha "bloqueou".

Taiwan foi, até ao surto do mês passado, um dos territórios que melhor geriu a pandemia a nível mundial, em grande parte porque impôs restrições à chegada de cidadãos do estrangeiro, pouco depois de o primeiro surto global da covid-19 ter sido declarado na cidade chinesa de Wuhan.

A ilha solicitou 20 milhões de vacinas a fornecedores como Moderna ou AstraZeneca. Até agora, recebeu apenas cerca de 700 mil das vacinas solicitadas e conseguiu vacinar 1% da população.

A China ofereceu-se para fornecer à ilha as doses necessárias para os 24 milhões de habitantes, mas Taipé recusou. A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.693.717 mortos no mundo, resultantes de mais de 171,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.029 pessoas dos 851.031 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Província chinesa de Guangdong deteta mais nove casos locais de Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório