Meteorologia

  • 30 JULHO 2021
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Governo checo supera moção de censura a quatro meses das eleições

O Governo de coligação em minoria da República Checa, liderado pelo magnata liberal populista Andrej Babis, superou hoje uma moção de censura no parlamento, a quatro meses das próximas eleições legislativas.

Governo checo supera moção de censura a quatro meses das eleições

A oposição liberal e conservadora não conseguiu juntar os 101 votos necessários para fazer cair o executivo de Babis, posto em causa por alegado conflito de interesses e fraude com fundos europeus.

A Aliança de Cidadãos Descontentes (ANO), de Babis, e o partido social-democrata CSSD, que integra igualmente o Governo, conseguiram evitar a moção de censura graças ao partido comunista KSCM, que decidiu abandonar a sala durante a votação.

Com 171 dos 200 deputados presentes, 89 votaram contra e 82 a favor.

Os comunistas retiraram em abril último o seu pacto de tolerância à coligação no poder, por não terem conseguido valer reivindicações sociais.

Contudo, hoje evitaram a queda do Governo, a poucos meses das eleições gerais de outubro.

Babis, o segundo homem mais rico do país, aguarda que o procurador-geral avance com uma acusação formal por crime de corrupção.

Duas investigações policiais concluíram pela existência de provas de irregularidades na obtenção de fundos europeus por parte de empresas do primeiro-ministro checo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório