Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Rodrigo Leão atua no Castelo de Leiria no lançamento da Bienal Ibérica

Um concerto de Rodrigo Leão no Castelo de Leiria no sábado marca o arranque da programação da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural em Portugal, que este ano acontece em Leiria, entre 14 e 17 de outubro, anunciou a organização. 

Rodrigo Leão atua no Castelo de Leiria no lançamento da Bienal Ibérica
Notícias ao Minuto

14:46 - 03/06/21 por Lusa

Cultura Música

O novo anfiteatro ao ar livre do Castelo de Leiria recebe o espetáculo "O método", assinalando com música de Rodrigo Leão não só a reabertura do monumento mas também o lançamento da programação que antecede a bienal, com concertos, seminários, performances, concursos e outras iniciativa nos dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), explica a organização, a cargo da Spira - Revitalização Patrimonial.

A empresa promete para os próximos meses uma "grande festa do património", tendo agora divulgado a programação que se estende a vários espaços da CIMRL. 

Em junho e julho a AR&PA leva "Património à janela" às freguesias do concelho da Batalha. Neste conjunto de espetáculos multimédia em espaço público são convocados música, dança, poesia, literatura, pintura e artes plásticas. 

Este mês, a AR&PA promove seminários 'online' destinados a atrair jovens para as políticas do património cultural. Dia 15 fala-se de "Dança, música e teatro" e dia 23 de "Artes Performativas, tradições e interculturalidade".

"Património Bands" leva bandas filarmónicas de Leiria a espaços patrimonialmente relevantes, sejam construídos ou naturais, com contextualização por parte de especialistas, entre julho e setembro.

Em alguns dos sítios mais icónicos do concelho de Porto de Mós vai ouvir-se entre junho e setembro a música do projeto Khytar, em apresentações na Praça da República (19 de junho), na Fórnea (11 de julho), na Lagoa do Arrimal (18 de julho) e nas Grutas de Mira de Aire (04 de setembro). Esta "Viagem ao centro da Terra e do património" é uma parceria da bienal com o festival Cistermúsica.

Em paralelo decorre o encontro e concurso "InstaHeritage", destinado a fotógrafos e 'instagrammers', que vão visitar o património dos dez municípios da CIMRL num exercício que culmina com a apresentação de uma exposição.

A AR&PA tem como tema "Jovens e Património" e vai juntar em Leiria em outubro de 2021 profissionais, empresas, instituições e especialistas nacionais e internacionais em património cultural. 

Leia Também: Bienal de Marionetas de Évora este ano conta só com companhias nacionais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório