Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Engenheiros inspiram-se em mexilhões para criar cola não tóxica

Engenheiros nos Estados Unidos inspiraram-se em mexilhões e cracas para criar uma cola não tóxica, mais aderente e resistente à água do que a maioria das colas sintéticas no mercado, divulgou hoje a publicação científica Advanced Science.

Engenheiros inspiram-se em mexilhões para criar cola não tóxica
Notícias ao Minuto

08:41 - 03/06/21 por Lusa

Lifestyle EUA

Segundo Fiorenzo Omenetto, professor de Engenharia na Universidade Tufts, a cola "funciona não apenas melhor debaixo de água" como "atinge essa resistência com quantidades muito menores de material", totalmente natural.

Para obter esta cola, a equipa de engenheiros replicou as principais características do tipo de fixação de cracas e mexilhões às rochas, como filamentos de proteínas, reticulação química e complexos de ferro, a partir da fibroína de seda, proteína produzida pelo bicho-da-seda e que foi extraída dos casulos.

"A combinação de fibroína de seda, polidopamina [polímero] e ferro reúne a mesma hierarquia de ligação e reticulação que torna as 'colas' de cracas e mexilhões tão fortes", disse Marco Lo Presti, pós-doutorado no laboratório de Omenetto e primeiro autor do estudo, citado em comunicado pela Universidade Tufts.

De acordo com os autores do trabalho, a cola criada poderá ter aplicações industriais, domésticas e marítimas. A fibroína de seda, por exemplo, já se tinha revelado como um biomaterial compatível para fins médicos.

Leia Também: Detetada possível ligação entre vacina da Pfizer e inflamação cardíaca

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório