Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Ministro canadiano diz que Papa deve pedir desculpa pelos abusos no país

O ministro dos Serviços Indígenas do Canadá, Marc Miller, disse quarta-feira que o papa Francisco deve fazer um pedido de desculpas formal pelo papel desempenhado pela igreja católica no sistema escolar residencial do país.

Ministro canadiano diz que Papa deve pedir desculpa pelos abusos no país
Notícias ao Minuto

06:20 - 03/06/21 por Lusa

Mundo Religião

A afirmação aconteceu dias após a descoberta dos restos mortais de 215 crianças na escola residencial indígena de Kamloops, que já foi a maior do país, algumas das quais com apenas três anos, vítimas de abusos.

Os restos mortais das crianças foram detetados com a ajuda de um radar de penetração no solo, no passado fim de semana, e é possível que venham a ser detetados mais corpos, porque algumas zonas da escola ainda não foram revistas, disse, Rosanne Casimir líder da Primeira Nação Tk'emlups te Secwépemc, num comunicado divulgado na sexta-feira.

O Governo de Justin Trudeau comprometeu-se ainda a apoiar os esforços para encontrar mais sepulturas não identificadas nas antigas escolas residenciais para estudantes indígenas, instituições que mantinham crianças retiradas de famílias indígenas em todo o país.

A Kamloops Indian Residential School era a maior instituição do género no Canadá e foi gerida pela igreja católica romana ente 1890 e 1969, antes de o governo federal assumir a sua gestão como escola diurna, até 1978, ano em que foi encerrada.

Quase três quartos das 130 escolas residenciais eram administradas por congregações missionárias católicas.

O pedido de desculpas papal foi uma das 94 recomendações feitas pela Comissão de Verdade e Reconciliação, criada como parte de um pedido de desculpas do Governo sobre os acontecimentos nas escolas e Trudeau pediu pessoalmente ao papa, durante uma visita ao Vaticano, em 2017, para considerar esse gesto.

A Conferência de Bispos Católicos Canadianos anunciou, em 2018, que o papa não podia desculpar-se pessoalmente pelas escolas residenciais, embora não tenha recusado reconhecer as injustiças enfrentadas pelos povos indígenas em todo o mundo.

"Acho vergonhoso que isso não tenha sido feito até agora. Há uma responsabilidade que recai diretamente sobre os ombros dos bispos católicos do Canadá", disse o ministro Marc Miller.

A ministra das Relações Indígenas, Carolyn Bennett, também acrescentou que um pedido de desculpas do papa ajudaria a cicatrizar o sofrimento das vítimas.

"Eles querem ouvir o papa a pedir desculpa", disse.

A Comissão de Verdade e Reconciliação tem registo de pelo menos 51 crianças mortas na escola entre 1915 e 1963.

Identificou, também, cerca de 3.200 mortes confirmadas em escolas de todo o país, mas frisou que as escolas não registaram a causa de morte em quase metade.

Leia Também: Papa estabelece que abuso de crianças é "crime contra a dignidade humana"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório