Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Galiza censura governo espanhol por limitar abertura de estabelecimentos

O presidente da Comunidade Autónoma da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, censurou hoje o Governo espanhol por querer, contra a vontade da região, "limitar agora o processo de abertura" de estabelecimentos comerciais, pós-confinamento devido à pandemia.

Galiza censura governo espanhol por limitar abertura de estabelecimentos
Notícias ao Minuto

06:11 - 03/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A crítica foi feita depois de a região ter chumbado, por maioria, uma proposta do Conselho Interterritorial de Saúde sobre as restrições de horários nos estabelecimentos de diversão noturna e na hotelaria, devido à pandemia provocada pela covid-19.

De acordo com o plano aprovado, os estabelecimentos noturnos só podem abrir até às 02:00 nos territórios com menor incidência, enquanto a hotelaria o pode fazer até à 01:00, até que 70% da população seja vacinada.

Num tweet, o líder galego critica que "o mesmo Governo que deixou a responsabilidade nas mãos das comunidades autónomas e se demitiu de coordenar durante o pior da pandemia, quer agora limitar o processo de abertura".

"Não devemos cometer esse erro", afirmou o presidente da Comunidade Autónoma da Galiza, na sua conta na rede social Twitter.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.681.985 mortos no mundo, resultantes de mais de 171 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Portugal confirma a Galiza comboio entre Braga e fronteira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório