Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Portugueses com imagem positiva na UE. Brasil com 95 mil casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugueses com imagem positiva na UE. Brasil com 95 mil casos

Portugal notificou hoje mais 724 contágios, o maior número diário em quase dois meses, e mais um óbito associado à doença. Embora se note um recrudescimento no número de casos, as hospitalizações mantêm-se estáveis, tendo voltado a descer pelo segundo dia consecutivo.

Esta quarta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros, António Costa anunciou as principais decisões respeitantes ao processo de desconfinamento, indicando que a matriz de risco se mantém inalterada (embora com ajustes para os concelhos mais pequenos) e que se entrará numa nova fase já a 14 de junho.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h59 - "Já vejo a luz ao fundo do túnel", assume coordenador da Task Force. Neste processo desafiante que é a coordenação da vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo encontrou diversos obstáculos. 'Vestido a preceito', com o camuflado, enfrentou este "combate" e, hoje, o vice-almirante já vê a "luz ao fundo do túnel".

23h10 - Portugueses são os europeus com uma imagem mais positiva da UE. Os portugueses são os europeus com uma imagem mais positiva da União Europeia e dos que mais defendem um aumento das suas competências para lidar com crises como a pandemia de Covid-19, revela um inquérito encomendado pelo Parlamento Europeu. O 'Eurobarómetro da Primavera', que o Parlamento vai apresentar na quinta-feira de manhã em Bruxelas e que visa conhecer a forma como os europeus encaram a União Europeia um ano depois da chegada da pandemia à Europa, revela que Portugal é o Estado-membro onde há uma imagem mais favorável da UE, com 84% dos inquiridos a consideraram que a mesma é positiva (11% "muito positiva" e 73% "razoavelmente positiva"), um valor 38 pontos acima da média europeia, de apenas 48%.

22h25 - Brasil reporta 95.601 casos, segundo maior registo diário de sempre. As autoridades de Saúde brasileiras reportam, esta quarta-feira, mais 95.601 casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (78.926) e o segundo maior registo diário desde o início da pandemia (o pico foi de mais de 100 mil casos a 25 de março). São ainda confirmadas mais 2.507 mortes associadas à doença, também uma subida em relação à véspera (2.408).

20h47 - Ocupação máxima de bancos traseiros de táxis e TVDE a partir de dia 14. A lotação dos táxis e das viaturas de transporte em veículos descaracterizados a partir de plataformas eletrónicas (TVDE) passará a ficar limitada aos bancos traseiros, que podem ser ocupados na totalidade, a partir de 14 de junho.

20h42 - Novos horários, público nos estádios e bares encerrados. Relembre aqui as novas regras.

20h01 - Madeira com oito novos casos nas últimas 24 horas. A Madeira registou oito novos casos de Covid-19 e mais 18 doentes recuperados nas últimas 24 horas, contabilizando 161 situações ativas de infeção pelo novo coronavírus, informou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).

19h49 - Telessaúde: Serviços Partilhados esperam por "envelope financeiro" do PRR. A digitalização do setor da saúde, nomeadamente a telessaúde, deve ser uma aposta do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o pós-Covid, defendeu hoje o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro.

19h45 - Governo disponível para alterar Estatuto dos Profissionais da Cultura. A ministra da Cultura, Graça Fonseca, reforçou hoje, no Parlamento, a disponibilidade do Governo para fazer alterações ao Estatuto dos Profissionais da Cultura, que está em consulta pública até ao próximo dia 17.

19h41 - Recuperação implica "mais condições para as escolas e professores". A Federação Nacional da Educação (FNE) defendeu hoje que o plano para a recuperação das aprendizagens afetadas durante a pandemia de covid-19 implica que as escolas e os próprios docentes tenham mais condições.

19h34 - Manter encerrados bares e discotecas foi um "balde de água gelada". A Associação Nacional de Discotecas (AND) afirmou hoje que a decisão do Governo de manter os bares e discotecas encerrados, pelo menos até final de agosto, "foi um balde de água gelada" para os empresários do setor.

19h32 - França com menos de 10 mil casos pelo 5.º dia consecutivo. A França registou esta quarta-feira mais 8.743 infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número que se mantém abaixo dos dez mil casos pelo quinto dia consecutivo, algo que até aqui acontecia, usualmente, aos fins de semana por causa de subnotificação. O número total de mortes no país é de 109.787, com mais 96 óbitos registados no último dia em meio hospitalar.

19h30 - Hospitais privados reafirmam disponibilidade para recuperar a atividade. O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) reafirmou hoje em Coimbra que o setor privado da saúde continua disponível para apoiar a recuperar a atividade assistencial não-Covid.

18h32 - Mais de 20% dos portugueses já têm o esquema vacinal completo. Mais de 20% dos portugueses já têm o esquema vacinal completo, anunciou, esta quarta-feira, o Ministério da Saúde em nota enviada às redações. O secretário de Estado da Saúde indicou que, "nesta altura em que quase 40% da população portuguesa já tem pelo menos algum nível de proteção e que 20% está já vacinada, estas são boas notícias para todos, uma vez que cada pessoa que é vacinada não se está a proteger apenas a si, mas também aos outros". 

17h58 - Portugal já administrou 5.631.365 vacinas contra a Covid-19.

17h37 - Espanha ultrapassa as 80 mil mortes desde o início da pandemia. O número total de mortes com covid-19 desde o início da pandemia em Espanha chegou hoje aos 80.049, tendo falecido 66 pessoas nas últimas 24 horas, segundo divulgou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

17h35 - SIBS: Consumo entre 16 e 30 de maio passa níveis anteriores à pandemia. O consumo em Portugal, entre 16 e 30 de maio, ultrapassou níveis verificados antes da pandemia, com um destaque ainda para o aumento das compras com cartões estrangeiros, segundo dados da SIBS, hoje divulgados.

17h31 - Itália notifica 62 óbitos e mais de 2 mil casos no último dia. A Proteção Civil italiana notificou esta quarta-feira mais 2.897 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (2.483). As autoridades notificam ainda mais 62 óbitos referentes às últimas 24 horas, uma descida em relação à véspera (93).

17h16 - Reino Unido regista 12 mortes e mais de 4 mil casos. O Reino Unido registou 12 mortes e 4.330 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os últimos dados do Governo britânico, que continua ambivalente e cauteloso sobre o levantamento de mais restrições. 

17h12 - Nenhum concelho retrocede e Lisboa mantém-se em alerta. O Governo fez nova atualização, esta quarta-feira, da lista de concelhos que seguem e dos que não avançam no plano de desconfinamento. Não há, esta semana, nenhum recuo mas há dois concelhos que seguem 'mais atrás'.

17h00 - Governo não prevê prolongar apoio social para profissionais da Cultura. O Governo pagou cerca de 10 mil apoios sociais extraordinários para os profissionais da Cultura, referentes a março, abril e maio deste ano, anunciou hoje a ministra da Cultura, acrescentando não estar previsto um prolongamento desta medida de emergência.

16h40 - Pinto da Costa volta a atacar Governo: "Têm de se demitir". Pinto da Costa voltou, esta quarta-feira, a visar o Governo por conta daquilo que considera ser "a diferença de critérios e perseguição ao futebol". O presidente do FC Porto elogia a forma como o clube acolheu a final da Liga dos Campeões, registada no passado sábado, mas não entende o porquê dos jogos das competições nacionais não contarem com público nas bancadas. 

16h39 - Festas populares continuam suspensas em julho e agosto. As festas e romarias populares vão continuar suspensas no continente português durante os meses de julho e agosto, disse hoje o primeiro-ministro, António Costa, justificando a medida com a elevada concentração de pessoas que estes eventos implicam.

15h51 - Portugal envia equipas médicas para dar formação em Cabo Verde. Duas novas equipas médicas portuguesas chegam nos próximos dias às ilhas de São Vicente e Santiago, em Cabo Verde, para dar formação em tratamento de doentes críticos com Covid-19, anunciou hoje o Governo português.

15h45 - Incumprimento estimado nas linhas Covid "bastante" inferior a 16%. A presidente executiva (CEO) do Banco Português de Fomento (BPF), Beatriz Freitas, rejeitou hoje que os níveis de incumprimento estimados nas linhas de crédito covid-19 atinjam os 16%, garantindo que são "bastante" inferiores.

15h43 - Primeiro-ministro diz que é cedo para levantar obrigatoriedade do uso de máscaras. O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a obrigatoriedade do uso de máscara, incluindo em espaços abertos, é uma "boa prática" para conter a pandemia de Covid-19 e que no atual contexto ainda é cedo para levantar essa regra.

15h38 - Rt nacional estável, mas incidência continua a subir. O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal mantém-se em 1,07 e a taxa de incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias aumentou para 66,4.

15h21 - País avança para nova fase de desconfinamento. Pode assistir aqui ao anúncio do primeiro-ministro, no final da reunião do Conselho de Ministros. Aqui pode conferir todas as regras que serão aplicadas daqui para a frente.

15h10 - Portugal regista uma morte e 724 novos casos de Covid-19. Portugal regista, esta quarta-feira, uma morte associada à Covid-19, como revela o mais recente boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número acumulado de óbitos desde o início da pandemia é, assim, de 17.026. Há ainda a registar mais 724 novos casos da doença provocada pelo SARS-CoV-2. De salientar que este é o maior número diário de casos desde o dia 6 de abril, altura em que foram reportadas 874 infeções. No total, o país soma já 850.262 casos. 

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Níveis de risco alterados; Novas regras de desconfinamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório