Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Senadores aprovam lei que considera "extremistas" grupos da oposição

Os senadores russos adotaram hoje uma proposta de lei que impede os colaboradores de organizações "extremistas" de participarem em eleições, uma medida criticada pela oposição, que se vê impedida de participar nas legislativas de setembro.

Senadores aprovam lei que considera "extremistas" grupos da oposição
Notícias ao Minuto

12:44 - 02/06/21 por Lusa

Mundo Rússia

O Conselho da Federação, a Câmara Alta do Parlamento, adotou por 146 votos a favor e um contra a proposta de lei que já foi validada pelos deputados e que agora deve ser assinada pelo presidente Vladimir Putin para que entre em vigor. 

Segundo os opositores do Kremlin, a nova legislação visa afastar as vozes críticas, nomeadamente a organização do opositor Alexei Navalny, que a procuradoria já pediu à justiça que seja classificada como "extremista".

A procuradoria insiste que o movimento de Navalny visa destabilizar a situação social na Rússia "a coberto de 'slogans' liberais".

Segundo a oposição, o regime visa com esta lei fazer uma limpeza antes das legislativas de setembro, numa altura em que o partido no poder, Rússia Unida, está em queda nas sondagens, num contexto de estagnação económica e múltiplos escândalos de corrupção.

Esta semana, outras vozes críticas do regime de Putin foram alvo de ações da polícia: Andrei Pivovarov e Dmitri Goudkov foram presos no quadro de processos-crime.

Leia Também: Ataque informático russo suspende processamento de carne nos EUA e Canadá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório