Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bruxelas otimista sobre aprovação de Pacto para Migrações

A Comissão Europeia está otimista sobre a aprovação do Pacto para as Migrações e Asilo ainda durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), ou seja até final de junho, disse hoje o comissário Margaritis Schinas.

Bruxelas otimista sobre aprovação de Pacto para Migrações
Notícias ao Minuto

12:25 - 02/06/21 por Lusa

Mundo UE/Presidência

"A Comissão está em permanente contacto com os seus parceiros, nomeadamente com o ministro [da Administração Interna, Eduardo] Cabrita, a presidência portuguesa e o Parlamento Europeu (PE), disse, em conferência de imprensa, o comissário europeu para a Promoção do Modo de Vida Europeu.

"A presidência portuguesa, com a nossa ajuda, fez um excelente trabalho na proposta das agências de asilo, as diferenças estão a estreitar-se, há boa vontade, e espero que no próximo conselho seja alcançado um acordo", adiantou o comissário.

"Penso que há bases para otimismo, não nos podemos dar ao luxo de falhar um acordo sobre as migrações", salientou Schinas.

O comissário disse ainda que o executivo comunitário "investiu muito em contactos cruciais sobre a questão do pacto da imigração, para assegurar que se avança nas negociações deste dossier".

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, tinha afirmado, em maio, que a presidência portuguesa do Conselho da UE lutaria "até ao último minuto do seu mandato" por um acordo sobre o Pacto para as Migrações e Asilo proposto pela Comissão Europeia, num debate no PE.

Em setembro do ano passado, a Comissão Europeia apresentou uma proposta, há muito aguardada, para um novo Pacto para as Migrações e Asilo, mas, embora esta seja também uma prioridade da presidência portuguesa do Conselho da UE, as grandes diferenças em termos de política migratória que se registam entre os Estados-membros da UE não têm permitido grandes progressos nas discussões.

Leia Também: Marrocos reforça segurança nos acessos a Ceuta para evitar migrações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório