Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Flórida aprova lei que proíbe atletas transgénero no desporto escolar

O governador republicano do estado norte-americano da Florida, Ron DeSantis, assinou hoje uma lei que proíbe as adolescentes transgénero de participarem em desportos femininos nas escolas.

Flórida aprova lei que proíbe atletas transgénero no desporto escolar
Notícias ao Minuto

23:42 - 01/06/21 por Lusa

Mundo Transgénero

Num evento público na cidade de Jacksonville, Ron DeSantis assinou a lei 1028 e afirmou que, a partir de agora, na Florida "as meninas vão jogar com as meninas e os meninos vão jogar com os meninos".

Apenas as crianças transgénero do ensino básico não são abrangidas por esta legislação, que prevê que, nas restantes competições escolares e desportivas femininas organizadas por estabelecimentos de ensino, apenas podem participar atletas mulheres.

As duas câmaras do Congresso da Florida são dominadas pelo Partido Republicano, ao qual pertence DeSantis, apoiante do ex-presidente norte-americano Donald Trump, e que nesta legislatura está a executar um conjunto de leis ultraconservadoras.

Os oponentes da medida argumentaram que a lei não é apenas discriminatória, mas também desnecessária, e alertam que vai prejudicar ainda mais uma comunidade que já está marginalizada.

Os democratas no senado estadual adiantaram, em comunicado, que os seus colegas republicanos rejeitaram "a ciência e a razão" e atacaram abertamente os menores da comunidade LGBTQ+ sem um "único elemento que prove que há um problema" ao nível do desporto escolar feminino.

A Florida segue os passos de Idaho, do Tennessee, do Arkansas e do Mississípi, onde legislação semelhante já foi aprovada, em vários casos contestada nos tribunais, como acontecerá com a lei 1208 hoje aprovada, conforme já anunciou a organização Human Rights Campaign.

Leia Também: EUA confirmam manobras militares em Marrocos, mas fora do Saara Ocidental

Recomendados para si

;
Campo obrigatório