Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Pobreza aumenta. Brasil ultrapassa os 465 mil óbitos por Covid

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Pobreza aumenta. Brasil ultrapassa os 465 mil óbitos por Covid

Portugal registou, esta terça-feira, mais 445 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, voltando a não registar mortes associadas à doença pela quarta vez nos últimos sete dias. Ao contrário do que aconteceu na véspera, assistiu-se hoje a uma redução nos internamentos em enfermaria e nos casos ativos da doença.

Quanto ao processo de vacinação, 19% da população em Portugal já se encontra completamente imunizada (1.979.425 pessoas) contra o novo vírus e 37% já recebeu a primeira dose da vacina (3.757.395 cidadãos)

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h51 - Ordem dos Psicólogos partilha relatos e técnicas das crianças na pandemia. Num vídeo divulgado pela ordem profissional esta terça-feira, os mais novos revelaram como viveram e como lidaram a nível psicológico com a crise sanitária. 

23h01 - Recorde aqui o relatório semanal sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal. De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), 19% da população em Portugal já se encontra completamente imunizada (1.979.425 pessoas) e 37% já recebeu a primeira dose da vacina (3.757.395 cidadãos). 

22h50 - Marcelo dirá em Portugal o que "deixa de fazer" no período dos Santos. O Presidente da República prometeu hoje em Sófia dizer, quando regressar a Portugal, o que pensa sobre as comemorações dos Santos Populares, e o que deixará ou já deixou de fazer para "evitar aglomerações".

22h45 - Bolsonaro confirma Copa América no Brasil, mesmo após alertas de 3.ª vaga. O Supremo brasileiro tinha esta terça-feira pedido explicações ao presidente sobre a realização do torneio no país, num momento em que especialistas alertam para uma terceira vaga da pandemia. Jair Bolsonaro prossegue, mesmo assim, com a realização do evento.

22h38 - Brasil com mais 78 mil casos, ultrapassa 465 mil mortes por Covid-19. Ministério da Saúde brasileiro notificou, esta quarta-feira, mais 78.926 casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (30.434), e mais 2.408 óbitos associados à doença Covid-19, também um crescimento em relação à véspera (860). 

22h15 - Marcelo reitera defesa de equilíbrio "entre o facilitismo e o alarmismo". Marcelo Rebelo de Sousa referiu que o país está numa "posição de equilíbrio, entre evitar que haja um desrespeito das normas sanitárias em grandes aglomerações e a abertura da economia e da sociedade, atendendo ao avanço da vacinação". "É aquele equilíbrio que tenho definido entre o facilitismo e o alarmismo", rematou. 

21h34 - Líder do CDS-PP defende santos populares "a uma escala reduzida". O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, criticou hoje a "dualidade de critérios" do Governo, em que "os ingleses podem tudo, e defendeu que os festejos dos santos populares decorram "em segurança" e numa "escala reduzida".

20h41 - Supremo do Brasil pede explicações a Bolsonaro sobre a Copa América. Um magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro pediu hoje ao Presidente, Jair Bolsonaro, explicações sobre a decisão de a Copa América ser disputada no país, num momento em que especialistas alertam para uma terceira vaga da pandemia.

20h39 - Crise pandémica aumenta pobreza e evidencia importância da cooperação. A crise provocada pela pandemia da Covid-19 aumentou a pobreza e as desigualdades no mundo e colocou em evidência a importância da cooperação para o desenvolvimento, disse hoje o diretor de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE.

20h38 - Face à "dependência" do turismo, Portugal deve acelerar vacinação. O Fórum para a Competitividade considera que, perante a dependência da economia portuguesa em relação ao turismo, as autoridades deveriam acelerar a vacinação para alcançar uma taxa de vacinação de 120% face à média da União Europeia.

20h37 - Quase metade da população adulta francesa já foi vacinada. Cerca de 25,7 milhões de franceses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que perfaz 49,1% da população adulta do país, segundo as autoridades francesas.

20h36 - Madeira regista nove novos casos nas últimas 24 horas. A Madeira registou hoje nove novos casos de covid-19 e 16 recuperados, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que a região contabiliza agora um total de 171 casos de infeção ativos.

20h35 - Em Serrana vacinaram-se todos os adultos, mortes por Covid diminuíram 95%. Vacinação de 75% da população em cidade brasileira levou a descidas abruptas nas mortes, contágios e internamentos.

19h29 - Comissária define criação do espaço de dados da saúde como prioritária. A comissária europeia para a Saúde afirmou hoje que a criação do espaço europeu de dados de saúde constitui uma prioridade da Comissão Europeia (CE), definindo 2025 como a meta para todos os Estados-Membros integrarem este projeto.

19h25 - Mais de 1,8 milhões de portugueses com vacinação completa. Mais de 3,7 milhões de pessoas já receberam, pelo menos, a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e mais de 1,8 milhões já completaram o processo de imunização.

19h21 - França reporta mais 9 mil casos, internamentos continuam a descer. A França registou esta terça-feira mais 9.848 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas. O número total de mortes é de mais de 109 mil, com mais 127 óbitos registados no último dia (na véspera foram reportadas 126).

18h45 - GAVI espera conseguir "mais de 8,3 mil milhões de dólares" para vacinas. A Aliança Global das Vacinas (GAVI) espera conseguir ultrapassar na quarta-feira 8,3 mil milhões de dólares em contribuições acumuladas para o mecanismo de partilha de vacinas contra a Covid-19, disse à Lusa o seu presidente, Durão Barroso.

18h10 - "Esmagadora maioria" de adeptos cumpriu diretrizes, diz a UEFA. A UEFA considerou hoje que a final da Liga dos Campeões de futebol no Estádio do Dragão, no Porto, foi um "grande sucesso", referindo que a "esmagadora maioria dos adeptos" cumpriu as "diretrizes estabelecidas".

17h44 - Itália regista 2.483 novos casos e ultrapassa 12 milhões de imunizados. A Itália registou 2.483 novas infeções de Covid-19 e 93 mortes nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Ministério da Saúde italiano, acrescentando que a campanha de vacinação já imunizou totalmente 12,1 milhões de pessoas.

17h43 - Espanha regista 4.388 novos casos e 30 mortes nas últimas 24 horas. A Espanha registou 4.388 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.682.778 o total de infetados até agora, segundo avançou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

17h26 - Câmara de Vila Real atribui medalha de ouro a Henrique Gouveia e Melo. A Câmara de Vila Real vai conceder a medalha de ouro ao vice-almirante Henrique Gouveia e Melo como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no combate à pandemia de covid-19 e pelas "vidas salvas", foi hoje anunciado.

17h10 - Proprietários no Zmar satisfeitos com "acordo sensato" com o Governo. Os proprietários das casas particulares do Zmar Eco Experience, em Odemira, estão satisfeitos por terem chegado a um "acordo sensato" com o Governo relativamente a casas requisitadas para trabalhadores agrícolas deste município de Beja, disse hoje o seu advogado.

17h08 - Arraiais podiam ser bons para o negócio mas são desaconselháveis. Os comerciantes da Baixa de Lisboa reconhecem que não é aconselhável realizar arraias nos Santos Populares devido à pandemia de Covid-19, embora tal fosse "bom para todo o comércio e restauração".

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou hoje a atribuição de 2.000 euros a cada entidade promotora dos arraiais populares que habitualmente eram licenciados, na sequência da decisão de proibir este ano estas atividades, devido à pandemia de Covid-19.

17h01 - Cillessen testa positivo à Covid-19 e falha participação no Euro2020. O guarda-redes Jasper Cillessen, que atua no Valência, foi excluído da lista de convocados dos Países Baixos para a fase final do Euro2020 de futebol, por estar infetado com o novo coronavírus, anunciou hoje a federação holandesa.

16h42 - Reino Unido sem mortes no último dia pela 1.ª vez em dez meses. O Reino Unido contabiliza um total de 127.782 óbitos com teste positivo nos 28 dias anteriores. É a primeira vez desde agosto do ano passado que não se registam mortes associadas ao vírus no país.

16h09 - "Já passámos muito. Estamos na fase de ter calma e de aguardar". Com a época dos arraiais à porta - proibidos em Lisboa por ocasião do Santo António -, Graça Freitas lembrou que esta é, ainda, uma "fase" para ter "calma e aguardar" para podermos exercer em pleno os nossos direitos.

16h06 - OMS aprova vacina chinesa CoronaVac. A Organização Mundial da Saúde deu luz verde, esta terça-feira,  ao uso emergencial da vacina chinesa da Sinovac Biotech. Trata-se da segunda vacina fabricada pela China a receber aprovação por parte da OMS, depois da Sinopharm. Desta forma, a organização de Saúde poderá alargar o seu contingente de doses no programa de distribuição de vacinas global COVAX.

15h52 - Portugal com 19% da população imunizada, Norte vacina mais. De acordo com o balanço semanal sobre o processo de vacinação contra a Covid-19, divulgado esta terça-feira, dia 1 de junho pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 19% da população em Portugal já se encontra completamente imunizada contra o novo vírus e 37% já recebeu a primeira dose da vacina. 

15h43 - Pandemia mostrou que saúde pública é "investimento e não um custo". A diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) afirmou hoje, em Coimbra, que a pandemia mostrou que a saúde pública é um investimento e não um custo.

15h36 - Bolsonaro diz que se depender dele haverá Copa América no Brasil. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou hoje que, se depender dele e do seu Governo, "haverá Copa América no Brasil", conforme anunciou a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na segunda-feira.

15h21 - Alemanha investiga possível fraude com testes ao novo coronavírus. As autoridades alemãs estão a investigar alegações sobre fraude que envolvem uma utilização massiva de testes gratuitos ao novo coronavírus efetuados em lojas de telemóveis, de produtos de beleza ou em galerias de arte reconvertidas em todo o país. "Existe a suspeita, uma suspeita muito sustentada depois de tudo aquilo que vimos, de que também existe fraude", admitiu hoje o ministro da Saúde, Jens Spahn.

15h20 - Acordo com Zmar permite "regularizar" o processo, diz Siza Vieira. O ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, disse hoje que o acordo para a cedência temporária de alojamentos no Zmar, em Odemira (Beja), permite regularizar um processo que se arrastava desde finais de abril.

15h18 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Internados diminuíram. Recuperados "já estão" a levar vacina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório