Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bélgica. Embaixador perde cargo após mulher esbofetear lojista

Mulher de embaixador belga alegou imunidade diplomática, na Coreia do Sul, mas o governo do país europeu levantou a imunidade para que as autoridades sul-coreanas pudessem investigar o incidente.

Bélgica. Embaixador perde cargo após mulher esbofetear lojista
Notícias ao Minuto

23:35 - 31/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Polémica

O embaixador belga na Coreia do Sul perdeu o cargo depois da sua mulher ter esbofeteado uma lojista em Seul, noticia a BBC. O incidente decorreu em abril, quando a mulher do diplomata agrediu uma assistente de loja que a acusou de roubo.

As imagens de videovigilância do momento tornaram-se públicas e mostram a mulher de Peter Lescouhier, Xiang Xueqiu, numa escaramuça com duas lojistas, chegando a agredir uma delas.

A assistente de loja terá pedido a Xiang Xueqiu que lhe mostrasse as roupas que levava consigo, suspeitando que poderia estar a levar itens por pagar.

Depois do incidente se ter tornado público - e ter gerado uma onda de críticas - Xiang Xueqiu encontrou-se com a lojista para pedir desculpa pelo seu "comportamento inaceitável", de acordo com o ministério dos Negócios Estrangeiros belga.

A ministra belga dos Negócios Estrangeiros, Sophie Wilmes, optou, ainda assim, por terminar o mandato do embaixador, depois de três anos no cargo. Explicando que embora Peter Lescouhier tenha servido o país com dedicação, Wilmes indicou que "a situação atual" não permitia "a continuidade do cargo de uma forma serena".

Inicialmente, Xiang Xueqiu tinha invocado imunidade diplomática para evitar ser acusada pela justiça sul-coreana, mas o governo belga levantou a imunidade para que as autoridades sul-coreanas pudessem investigar.

Peter Lescouhier já tinha emitido, em abril, um pedido de desculpa pelo comportamento "inaceitável" da esposa. 

Leia Também: Há 36 anos no corredor da morte, poderá ter sido incriminado pela polícia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório