Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Migrações: México afirma que plano com EUA "está a dar resultados"

O Presidente do México assegurou hoje que o plano migratório conjunto com os Estados Unidos "está a dar resultados", após o registo, nos últimos dois meses, de um número recorde de migrantes irregulares detidos na fronteira partilhada.

Migrações: México afirma que plano com EUA "está a dar resultados"
Notícias ao Minuto

17:28 - 31/05/21 por Lusa

Mundo Migrações

"Já desceu (o fluxo migratório) porque estamos a aplicar (...) um plano conjunto que está a começar a dar resultados. Ainda falta, mas está a avançar, já não é como em março", afirmou Andrés Manuel López Obrador, numa conferência de imprensa.

O líder mexicano referia-se à recente vaga migratória de milhares de pessoas observada na fronteira entre o México e os Estados Unidos da América (EUA) após a tomada de posse, a 20 de janeiro, da nova administração liderada pelo Presidente Joe Biden.

Muitos destes migrantes eram menores desacompanhados, oriundos maioritariamente de países da América Central como Guatemala e Honduras.

No passado mês de abril, o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) dos EUA reportou a detenção de mais de 178 mil migrantes indocumentados, um número que superou o valor recorde registado em março, período durante o qual foram contabilizadas mais de 172 mil detenções.

López Obrador não forneceu hoje muitos detalhes sobre este plano conjunto, mas, em abril passado, o Governo do México avançou que ia contar com 12 mil elementos destacados, incluindo militares e funcionários dos serviços migratórios, para travar a vaga migratória.

"Fizemos duas reuniões com autoridades do sul do país, com os governadores de Campeche, Tabasco, Chiapas e com todos os presidentes municipais da faixa fronteiriça do sul e estamos a trabalhar de forma coordenada", disse López Obrador.

O chefe de Estado mexicano também se manifestou otimista com a futura reunião que terá com a vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, no próximo dia 08 de junho no México, acreditando que o encontro será "muito frutífero".

Em março passado, e perante o número recorde de chegadas de imigrantes irregulares à fronteira dos EUA com o México, o Presidente Joe Biden encarregou a gestão deste difícil e sensível dossiê à vice-presidente norte-americana.

"A cooperação é fundamental, temos amizade com o governo dos EUA, não há divergências, não há processos judiciais e também somos obrigados a concordar porque somos vizinhos", defendeu o Presidente mexicano.

A fronteira entre o México e os EUA, que se estende por mais de 3.000 quilómetros, é uma das mais movimentadas do mundo, com o registo de um tráfego diário superior a um milhão de pessoas e de trocas de bens e serviços avaliadas por dia na ordem dos 1,7 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros).

Leia Também: Covid-19: México com 52 mortos e 1.307 casos nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório