Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

NATO espera que EUA e Dinamarca esclareçam espionagem a líderes europeus

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse hoje esperar que os Estados Unidos e a Dinamarca esclareçam a alegada espionagem de líderes europeus com a colaboração dos seus serviços secretos.

NATO espera que EUA e Dinamarca esclareçam espionagem a líderes europeus
Notícias ao Minuto

17:24 - 31/05/21 por Lusa

Mundo NATO

Em conferência de imprensa na véspera de uma reunião ministerial da organização por videoconferência, na terça-feira, Stoltenberg disse estar "ao corrente" das informações de que a Dinamarca permitiu aos Estados Unidos a utilização dos seus cabos de telecomunicações para espiar líderes europeus.

"Mas também sei que os países envolvidos trabalham agora no estabelecimento dos factos e em colocá-los na totalidade em cima da mesa", acrescentou.

O político norueguês assinalou que a NATO "como organização, não está envolvida", e "que não lhe compete abordar estes assuntos".

"Espero que esses aliados que estão envolvidos se sentem, estabeleçam os factos e abordem esses problemas", concluiu.

De acordo com uma investigação da televisão pública dinamarquesa DR e outros media, os serviços de informações dinamarqueses terão ajudado a Agência de Segurança Nacional americana (NSA) a colocar escutas nos telemóveis da chanceler alemã, Angela Merkel, e do então ministro do Exterior, Frank-Walter Steinmeier, atual Presidente da Alemanha.

Na investigação jornalística são ainda citados o líder social-democrata alemão, Peer Steinbruck, e altos dirigentes da França, Suécia e Noruega.

O escândalo de espionagem dirigido pelos Estados Unidos a Merkel e outros líderes começou a emergir em 2013 e deteriorou as relações entre Berlim e Washington, os grandes aliados transatlânticos.

Na ocasião, Merkel manifestou o seu desagrado ao então Presidente dos EUA, Barack Obama, ao considerar "inaceitável a espionagem entre amigos".

Leia Também: NATO restringe acesso dos diplomatas bielorrussos à sua sede

Recomendados para si

;
Campo obrigatório