Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Peru revê número de mortes. 5.600 pessoas testadas após LC

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Peru revê número de mortes. 5.600 pessoas testadas após LC

Portugal registou esta segunda-feira mais duas mortes relacionadas com a Covid-19, 435 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma tendência de subida nos internamentos em enfermaria, algo que não acontece nos cuidados intensivos. O índice de transmissibilidade (Rt) manteve-se em 1,07 mas a taxa de incidência nos últimos 14 dias aumentou para 63,3.

Sobre a polémica que marcou o fim de semana, a ministra da Saúde foi hoje perentória: "Há um conjunto de regras que temos que continuar a seguir e a circunstância de outros não as cumprirem, não deve ser um álibi para aquilo que gostaríamos de fazer".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h36 - Turismo do Norte realça ocupação hoteleira superior a 75%. O vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal adiantou hoje que a final da Liga dos Campeões de futebol, no Porto, permitiu uma ocupação hoteleira superior a 75%.

22h48 - Atrasos no auto-agendamento "resolvidos nos próximos três dias". À RTP, o coordenador da Task Force para a vacinação contra a Covid-19 indicou que "cerca de 60 mil estão em lista de espera, mas, em princípio, [os problemas] serão resolvidos nos próximos três dias"

22h35 - Brasil reporta 860 óbitos e 30.434 casos de infeção no último dia. O Ministério da Saúde brasileiro notificou esta segunda-feira mais 30.434 casos de infeção por novo coronavírus, um número inferior ao da véspera (43.520), sendo que ao domingo e à segunda-feira os indicadores costumam ser mais baixos por causa de subnotificação por parte das secretarias regionais de Saúde. São ainda confirmadas mais 860 mortes associadas à doença (ontem foram reportadas 874).

22h30 - Final da Champions? "Maior parte das coisas correram bem". A diretora-geral da Saúde considerou hoje que a "maior parte das coisas correram bem" na final da Liga dos Campeões de futebol, no Porto, apesar de "alguns incumprimentos" que não podem servir de "passaporte" para incumprir.

21h55 - Testadas 5.600 pessoas das quais 3 estão em isolamento. A diretora-geral da Saúde disse hoje que no âmbito da final da Liga dos Campeões de futebol foram testadas 5.600 pessoas, das quais três estão em isolamento, duas por testarem positivo e uma por ser contacto de alto risco.

20h45 - Vila Nova de Gaia sem fogo-de-artifício nem concertos no São João. O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, garantiu hoje que, devido à pandemia da Covid-19, não serão organizados festejos de São João, o que inclui os habituais concertos musicais e o típico fogo-de-artifício.

20h26 - Peru revê número de mortes devido à Covid-19 de 69 mil para 180 mil. O Governo do Peru anunciou hoje que, numa reavaliação ao número de pessoas mortas devido à Covid-19 no país, o total subiu de 69.000 para 180.000, de acordo com dados elaborados por um conselho técnico crido pelo executivo. "A partir de hoje [...] teremos números mais exaustivos que serão de grande utilidade para a gestão da pandemia", declarou, em conferência de imprensa, a primeira-ministra Violeta Bermudez, que citou os números reavaliados por um conselho técnico definido em abril e composto por especialistas independentes e organizações internacionais.

20h20 - Maioria dos portugueses quer continuar a trabalhar a partir de casa. Menos de metade dos portugueses ainda estava em teletrabalho em março, um ano após o início da pandemia de Covid-19, mas a grande maioria preferia continuar a trabalhar a partir de casa, de forma integral ou em regime misto. Estas são algumas das conclusões, hoje divulgadas, de um estudo do Observatório da Sociedade Portuguesa, da Universidade Católica em Lisboa, que procurou perceber o impacto da pandemia na vida dos portugueses.

20h17 - Governo chega a acordo e 'deixa cair' requisição civil no Zmar. O Governo 'deixou cair' a requisição civil imposta sobre o empreendimento Zmar, antes de o Supremo Tribunal Administrativo se pronunciar na sequência da providência cautelar interposta pelo advogado da maioria dos proprietários. 

20h01 - "Parece que 'a bolha' de ingleses que rebentou foi ilusão de ótica". O presidente do CDS-PP reagiu, com ironia, às palavras de António Costa, que defendeu que as imagens dos adeptos ingleses na Ribeira do Porto foram transmitidas em 'loop', o que influenciou a perceção.

19h46 - Estudo diz que pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada. A pandemia de Covid-19 pode ser controlada com 75% da população vacinada, segundo um estudo hoje divulgado e desenvolvido na cidade brasileira de Serrana, em São Paulo, através da imunização em massa com a vacina Coronavac.

19h32 - Coletividades contra realização de arraiais nos Santos Populares em Lisboa. O presidente da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL), Pedro Franco, manifestou-se hoje contra a realização de arrais na capital durante os Santos Populares, considerando que não se pode comparar com os últimos acontecimentos no Porto.

19h30 - Portugal já ultrapassou os 5,5 milhões de doses administradas. De acordo com a TVI24, o total de doses administradas em Portugal ultrapassou hoje os 5,5 milhões, depois de administradas hoje mais 46 mil vacinas contra o novo coronavírus.

19h27 - França reporta mais 1.211 novos casos, menor n.º desde agosto de 2020. A França registou esta segunda-feira mais 1.211 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias, um número muito inferior ao reportado na véspera (8.541) e inferior ao reportado na última segunda-feira (2.229). Trata-se do registo mais baixo de novos contágios desde 17 de agosto do ano passado, embora seja usual registar-se uma baixa deste indicador à segunda-feira.

19h10 - Madeira regista apenas um novo caso nas últimas 24 horas. A Madeira registou apenas um novo caso de Covid-19 nas últimas 24 horas e 16 recuperações, indicou a Direção Regional da Saúde, assinalando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 178.

18h19 - OMS recorre a alfabeto grego para designar variantes do novo coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recorreu a letras do alfabeto grego para designar as variantes do novo coronavírus SARS-CoV-2 consideradas de interesse ou preocupação, evitando a nomeação "estigmatizante e discriminatória" pelo local onde foram detetadas. Os novos nomes das variantes - que não substituem os nomes científicos, mais difíceis de pronunciar e lembrar, mas que continuarão a ser usados no contexto de trabalho científico - foram escolhidos após "uma ampla consulta e revisão de muitos sistemas de nomenclatura", refere o comunicado, assinalando que a medida visa "simplificar as comunicações públicas" e evitar designar as variantes do SARS-CoV-2 pelos locais onde foram identificadas pela primeira vez, "o que é estigmatizante e discriminatório".

18h12 - Parte mais difícil da pandemia "está feita". "A parte mais difícil está feita, a parte mais difícil foi feita em janeiro, fevereiro, março, abril, até maio. Agora trata-se da ponta final da transição. Como todas as transições, (...) uns acham que vai depressa mais, outros acham que vai devagar demais, uns acham que deve ser mais para um lado, outros acham para o outro lado, eu tento tomar uma posição de equilíbrio", indicou hoje Marcelo Rebelo de Sousa.

18h10 - Diretor da OMS pede financiamento sustentável para agência ser mais forte. O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que aquela agência da ONU está dependente de financiamento sustentável para conseguir ser mais forte e pediu a adoção de uma convenção internacional sobre pandemias.

17h52 - "O que se passou em Lisboa" com Sporting "não se repetiu" no Porto. Rui Moreira defendeu hoje que o que se passou em Lisboa, com os festejos da conquista do título pelo Sporting, não é comparável nem se repetiu no Porto, onde se realizou a final da Liga dos Campeões de futebol.

17h37 - Espanha com mais 9.732 novos casos, incidência continua a baixar. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta segunda-feira, mais 9.732 casos de contágio, referentes ao fim de semana. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 3.678.390 desde o início da pandemia em Espanha.

17h27 - Itália reporta 1.820 contágios e 82 óbitos nas últimas 24 horas. A Proteção Civil italiana notificou esta segunda-feira o registo de mais 1.820 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação ao dia anterior (2.949). As autoridades de Saúde italianas notificam ainda mais 82 óbitos referentes às últimas 24 horas, um número superior ao reportado na véspera (44).

17h00 - Reino Unido reporta 3.383 contágios, perante ameaça de variante indiana. O Reino Unido reportou esta segunda-feira mais 3.383 novos casos de contágio, uma subida depois de na véspera terem sido reportadas 3.240 infeções. Foi notificada a morte de uma pessoa infetada pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, uma descida em relação ao dia anterior e a vigésima vez em que este indicador fica abaixo de 10 este mês de maio.

16h50 - Bruxelas aprova Pfizer para adolescentes mas delega decisão nos países. A Comissão Europeia aprovou hoje a utilização da vacina da BioNTech/Pfizer para adolescentes dos 12 aos 15 anos, após o aval da Agência Europeia do Medicamento, explicando que a decisão cabe sempre aos países da União Europeia (UE).

16h31 - Ministra diz que consultas e cirurgias já estão perto dos níveis de 2019. A ministra da Saúde realçou hoje que houve um aumento de 450 mil consultas e 40 mil cirurgias, a nível hospitalar, nos primeiros quatro meses do ano, números já próximos dos níveis de 2019, pré-pandemia.

16h01 - "Não correu na perfeição", mas há que "distinguir" Champions de turistas. António Costa assumiu que a operação Champions "não correu na perfeição", mas é preciso distinguir adeptos de turistas. O primeiro-ministro frisou, porém, que "o que ocorreu este fim de semana não pode servir de exemplo e tem é de servir de lição".

15h37País tem que seguir regras e incumprimento de outros não é álibi, diz ministra. "Tenho a certeza que neste momento já todos os portugueses compreenderam que há um conjunto de regras que temos que continuar a seguir e a circunstância de outros não as cumprirem, não deve ser um álibi para aquilo que gostaríamos de fazer", disse Marta Temido, que falava aos jornalistas antes de participar na sessão de abertura do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, que decorre em Coimbra.

15h34 - Portugal registou hoje mais internamentos em enfermaria, mas não em UCI. Portugal registou esta segunda-feira duas mortes relacionadas com a Covid-19, 435 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma tendência de subida nos internamentos em enfermaria, algo que não acontece nos cuidados intensivos, o que poderá ser indicação de uma doença menos grave e/ou consequência visível do programa de vacinação (já foram administradas 5.472.489 doses).

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal manteve-se em 1,07 e a taxa de incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias aumentou para 63,3.

15h33 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Pior segunda-feira dos últimos três meses; Incidência a subir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório