Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Grécia e Turquia reúnem-se ao mais alto nível à margem de reunião da NATO

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, e o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reúnem-se em junho, pela primeira vez desde o aumento da tensão entre os dois países, em 2020, anunciou hoje a diplomacia de Atenas.  

Grécia e Turquia reúnem-se ao mais alto nível à margem de reunião da NATO
Notícias ao Minuto

13:32 - 31/05/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Nikos Dendias, a reunião vai realizar-se à margem da cimeira dos líderes da Aliança Atlântica, no próximo dia 14 de junho, em Bruxelas, e foi acordada diretamente com o homólogo turco, Mevlut Çavusoglu. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros grego sublinhou, numa conferência de imprensa conjunta, que o objetivo da reunião de hoje foi "tentar uma primeira aproximação e, se possível, normalizar as relações a longo prazo".

Mesmo assim, ressalvou que não existem apenas "diferenças de opinião" porque há pontos de vista que são "diametralmente opostos", entre as duas partes, em alguns assuntos. 

Este encontro desenvolveu-se num ambiente diferente daquele que se registou na última reunião, que terminou com confrontos verbais perante os jornalistas.

Paralelamente, a mesma reunião serviu também para a Grécia e a Turquia reconhecerem os certificados de vacinação e dos testes negativos de covid-19, para que sejam facilitadas as viagens entre os dois países durante o verão.

Nos últimos meses, as tensões diplomáticas e os confrontos verbais entre Atenas e Ancara agravaram-se devido a diferenças em matérias de migração e exploração de gás natural no Mediterrâneo Oriental, onde os dois países reclamam zonas económicas exclusivas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório