Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Aos 40 ainda vivem com os pais: Conheça a tribo canguru da Coreia do Sul

Muitos têm condições financeiras para viver sozinhos, mas veem vantagens em manter-se junto dos progenitores.

Aos 40 ainda vivem com os pais: Conheça a tribo canguru da Coreia do Sul
Notícias ao Minuto

12:08 - 30/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Família

É sabido que os pais gostam de manter os filhos, o máximo de tempo possível, debaixo da sua alçada. Contudo, na Coreia do Sul assiste-se a uma realidade onde pais continuam a acolher filhos que serão já considerados mais que adultos.

Lee Jeong-kyu tem 31 anos e vive no pequeno apartamento onde cresceu, na companhia dos pais, em Bundang. O homem nunca viveu sozinho e, segundo partilha com a NBC, não tenciona fazê-lo tão cedo.

Lee, à semelhança de tantos outros, faz parte do que se designa de 'tribo canguru', nome que se dá a pessoas que nunca casaram e que continuam a viver com os seus pais apesar de já terem entre 30 e 40 anos.

O nome remete  para a imagem de um marsupial adulto que não deixou a bolsa da sua mãe.

Segundo um relatório recente do gabinete nacional de estatística da Coreia do Sul, mais de 50% dos adultos solteiros entre os 30 e 40 anos de idade, e 44%  entre 40 e 44 anos, ainda vivem com os pais. 

Os dados causaram algum reboliço, em março, no país, dado que davam a entender que os membros desta suposta tribo são pessoas que não conseguiram ter sucesso na vida. Uma ideia que os sul coreanos consideram errada.

Embora, a falta de condições económicas sejam, por norma, o motivo para não se sair da casa dos pais, isso não corresponde ao que acontece na Coreia do Sul. Muitos, mesmo tendo essas condições, não o fazem por ver outras vantagens em manter-se em casa dos pais, nomeadamente: a oportunidade de tomarem conta dos progenitores em idade avançada ou poupar dinheiro para o futuro. No caso das mulheres isso acontece devido à sociedade mais conservadora, em que a maioria só sai de casa dos pais para casar. 

A NBC nota, por exemplo, que ao contrário dos norte-americanos - que saem de casa muito cedo, em média aos 18 anos - na Coreia do Sul é normal acontecer o oposto e esta é já uma tendência que se regista desde 1980.

Leia Também: EUA destacam novo enviado para a Coreia do Sul devido a ameaça do Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório