Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

30 corpos recuperados de naufrágio na Nigéria. Mais de 100 desaparecidos

As equipas de resgate nigerianas retiraram hoje cerca de 30 corpos do rio Níger, no noroeste da Nigéria, onde um barco se virou na quarta-feira com mais de 180 passageiros a bordo, muitos dos quais desaparecidos.

30 corpos recuperados de naufrágio na Nigéria. Mais de 100 desaparecidos
Notícias ao Minuto

17:54 - 27/05/21 por Lusa

Mundo Nigéria

Os sobreviventes e as autoridades locais dizem que apenas 20 passageiros foram encontrados vivos na quarta-feira durante as operações de salvamento, pelo que o número de mortos pode chegar aos 160.

"Foram encontrados cinco corpos ontem [quarta-feira], e outros 31 hoje, pelo que a operação continua, pelo que devem ser encontrados mais corpos", disse Abubakar Shehu, um funcionário local, que supervisiona a operação a partir da margem do rio, citado pela agência France-Presse.

Durante a estação chuvosa, são comuns os acidentes com embarcações nos rios da Nigéria, onde os barcos são frequentemente sobrecarregados e têm má manutenção. No entanto, o naufrágio de quarta-feira foi um dos mais mortíferos dos últimos anos.

O barco de madeira, que estava em mau estado, transportava mais do dobro do número de passageiros permitido a bordo, disseram as autoridades. Partiu, duas horas após deixar uma cidade no centro do estado do Níger com destino a Wara, no noroeste do estado de Kebbi.

"Quando o barco partiu em dois, perguntei-me se as pessoas se iriam salvar", disse Usman Umar, um dos poucos passageiros que sobreviveu, à agência de notícias francesa.

"Nós, os sobreviventes não somos mais de 20", afirmou.

Na quarta-feira à noite, o Presidente Muhammadu Buhari, descrevendo o acidente como "terrível", apresentou as suas condolências às famílias, sem fazer uma avaliação oficial da catástrofe na sua declaração.

O navio transportava também uma carga de sacos de areia de uma mina de ouro próxima, disse Abdullahi Buhari Wara, o chefe administrativo do distrito de Ngaski no estado de Kebbi.

No início de maio, um barco sobrelotado virou-se no Estado do Níger, matando 30 pessoas. O navio, transportando cerca de 100 pessoas, partiu-se em dois, após ter atingido um cepo durante uma tempestade enquanto regressava de um mercado.

O Níger, um dos três maiores rios do continente africano, depois do Nilo e do Congo, é a principal via navegável da África Ocidental.

Leia Também: Surto de cólera já matou 20 pessoas no Norte da Nigéria este ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório