Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

RDCongo: 269 sismos em três dias em cidade afetada por erupção vulcânica

Quase 270 sismos foram registados em três dias em Goma, cidade afetada pela erupção do vulcão Nyiragongo, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), disse o observatório vulcanológico local.

RDCongo: 269 sismos em três dias em cidade afetada por erupção vulcânica
Notícias ao Minuto

18:05 - 26/05/21 por Lusa

Mundo Vulcão Nyiragongo

Goma, República Democrática do Congo, 26 mai 2021 (Lusa) -- Quase 270 sismos foram registados em três dias em Goma, cidade afetada pela erupção do vulcão Nyiragongo, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), disse o observatório vulcanológico local.

"De sábado até terça-feira de manhã, foram registados 269 sismos" pelo Observatório Vulcanológico de Goma (OVG), segundo uma nota técnica datada de terça-feira e citada pela agência de notícias France-Presse.

O maior sismo registado foi sentido na terça-feira com uma "magnitude de 5,2 na escala de Richter", refere o documento.

Os abalos continuaram com a mesma intensidade hoje na cidade, onde eram visíveis grandes fissuras no chão.

Segundo as autoridades, os sismos "não são magmáticos" e deverão diminuir de intensidade, limitando a hipótese de nova erupção do Nyiragongo.

"O perigo tende a diminuir", disse uma delegação ministerial que chegou segunda-feira de Kinshasa.

Ainda assim, a nota assinala que os registos obtidos em 25 de maio indicam "atividade (sísmica, produtos vulcânicos projetados e fissuras) no campo do vulcão".

A observação sugere que a atividade vulcânica continua apesar do aparente fim da erupção de domingo com a imobilização dos fluxos de lava.

Na nota não é feita, contudo, qualquer avaliação ou recomendação quanto ao risco de nova erupção, sendo indicados, sem quaisquer comentários, três cenários de erupção, classicamente evocados em relação ao Nyiragongo, incluindo o mais grave: a hipótese de um fluxo de lava atingir as profundezas do Lago Kivu, libertando gases dissolvidos, incluindo CO2, o que causaria "milhares de mortes".

A lava fluiu, na noite de sábado, em duas direções a partir dos flancos do vulcão, com um fluxo a parar na periferia nordeste de Goma, e o outro a cortar um quilómetro da Estrada Nacional 4 que liga Goma a Butembo, um grande eixo regional vital para o abastecimento da cidade.

Pelo menos 32 pessoas morreram desde sábado, incluindo duas dezenas em consequência de gases libertados após a erupção do vulcão Nyiragongo, e entre 900 e 2.500 casas foram destruídas pelos fluxos de lava.

Leia Também: Lava do vulcão Nyiragongo deixa rasto de destruição e morte no Congo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório