Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Rohani pede a Khamenei para que presidenciais tenham "concorrência"

O presidente do Irão Hassan Rohani disse hoje que escreveu ao guia supremo Ali Khamenei no sentido de garantir mais "concorrência" nas presidenciais marcadas para 18 de junho. 

Rohani pede a Khamenei para que presidenciais tenham "concorrência"
Notícias ao Minuto

09:12 - 26/05/21 por Lusa

Mundo Irão

"O 'coração' das eleições é a 'concorrência'. Se tirarmos isto, terá um cadáver", declarou Rohani após o anúncio da rejeição das candidaturas do atual vice-presidente Eshaq Jahanguiri e do principal aliado do chefe de Estado, Ali Latijani.

"Escrevi ao guia supremo ontem [terça-feira] a pedir-lhe ajuda nesta ponto", acrescentou Rohani em declarações transmitidas pela televisão durante a reunião do Conselho de Ministros, em Teerão.

Responsável pela revisão dos documentos relativos a 600 candidatos às eleições de 18 de junho, o Conselho dos Guardas da Constituição, organismo não eleito e que controla a eleição, autorizou sete candidaturas.

A lista oficial, que conta com cinco ultraconservadores, foi publicada na terça-feira pelo Ministério do Interior.

De forma surpreendente, o Conselho dos Guardas da Constituição, invalidou Larijani, antigo presidente do Parlamento e conselheiro de Khamenei, assim como Jahanquiri, parecendo oferecer a vitória ao chefe do poder judicial, o ultraconservador Ali Raissi. 

As raras projeções eleitorais no país indicam uma forte abstenção nas próximas eleições, tendo em conta a abstenção de 57% registada nas legislativas de fevereiro de 2020.

Rohani, que não se pode recandidatar mostra-se inquieto pela "falta de mobilização" que, disse, "é prejudicial para os interesses do país".

"Onde estão os 98%" interrogou Rohani referindo-se à taxa de participação oficial do referendo que adotou os princípios da República Islâmica de 1979, após a queda do regime do Xá.

"Porque é que os números continuam a cair, com o tempo?", perguntou o chefe de Estado. 

O aiatola Khamenei já tinha pedido uma participação "massiva" e "revolucionária" no dia 18 de junho.

Em 2005, a intervenção de Khamenei fez com que o Conselho dos Guardas da Constituição tivesse validado dois nomes que tinham sido inicialmente rejeitados.

Leia Também: Presidenciais Irão. Sete candidatos, dos quais cinco ultraconservadores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório