Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Três mortos em colisão de barco de pesca japonês com cargueiro russo

Pelo menos três pessoas morreram após a colisão de um barco de pesca japonês com um navio cargueiro russo, ao largo da ilha setentrional de Hokkaido, todos membros da tripulação japonesa, anunciaram as autoridades.

Três mortos em colisão de barco de pesca japonês com cargueiro russo
Notícias ao Minuto

08:52 - 26/05/21 por Lusa

Mundo Japão

A Guarda Costeira do Japão foi informada de que as cinco pessoas a bordo do barco pesqueiro foram recolhidas pelo navio russo, incluindo os três mortos, disse o porta-voz do Governo japonês, Katsunobu Kato.

"Disseram-nos que três [pessoa] foram confirmadas como mortas, enquanto que duass sofreram ferimentos que não põem as suas vidas em risco", explicou, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Um diferendo territorial opõe os dois países por causa de quatro ilhas, anexadas por Moscovo após a Segunda Guerra Mundial, que continuam a ser reivindicadas por Tóquio.

Chamadas "Curilhas do Sul" pela Rússia e "Territórios do Norte" pelo Japão, estas ilhas vulcânicas com 20.000 habitantes, situadas entre o mar de Okhotsk e o oceano Pacífico, impedem até hoje a assinatura de um tratado de paz entre os dois países.

A exploração comum dos recursos na zona marítima entre a Rússia e o Japão já provocou tensões no passado.

Em 2019, a Rússia deteve 24 pescadores japoneses e apreendeu os seus barcos, acusando-os de exceder as quotas de pesca de polvo.

Leia Também: Bielorrússia: "Ato desesperado" com justificações "ridículas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório